Em ato solene, o presidente Lula empossa nesta quinta-feira (16) os novos representantes dos Conselhos Deliberativos do Sistema S, que passará a contar com a participação efetiva das centrais sindicais, em nível nacional e estadual, nos colegiados das nove instituições que o integram (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop).
A solenidade de assinatura será realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), às 18 horas, em Brasília. Reivindicação histórica do movimento sindical, a inclusão dos trabalhadores na direção do Sistema S é um dos resultados do Fórum Nacional do Sistema S. Criado por Decreto Presidencial, o fórum vem discutindo nos últimos dois anos ações que contribuam para uma maior integração do Sistema, bem como a otimização e maximização de seus serviços.
“A participação efetiva dos representantes dos trabalhadores nos conselhos deliberativos do Sistema S é uma grande vitória do movimento sindical”, afirmou o vice-presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), destacando que “há muito tempo que a central vem defendendo esta bandeira”. Bira lembrou que “os cursos profissionalizantes nas áreas da indústria, da cultura, educação, esporte, saúde, dentre muitos outros, ganharão ainda mais eficiência, com a presença de lideranças que conhecem de perto esta realidade”.
Segundo o coordenador do Fórum Nacional do Sistema S, Jair Meneguelli, que também é presidente do Conselho Nacional do Sesi, “os trabalhadores vêm para aprimorar e sugerir ações. Ninguém melhor que os trabalhadores para dar subsídios aos empresários e ao governo sobre as necessidades do setor”. Meneguelli frisou que “desde que era presidente da CUT, defendia a participação dos trabalhadores no Sistema S, como a idealização da democracia brasileira. Essa é a oportunidade de o chão de fábrica entrar no Sistema e fazer parte do seu processo de decisão”.
Para Meneguelli, a participação dos trabalhadores nos Conselhos Deliberativos destas entidades contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços e para a implementação de projetos de grandes interesses sociais. Segundo ele, a democratização do Sistema vem para agilizar cada vez mais o atendimento e responder às demandas da sociedade, possibilitando que mais filhos de trabalhadores possam usufruir dos serviços oferecidos.
http://www.horadopovo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.