sábado, janeiro 05, 2019

Cinema Secreto: Cinegnose: As guerras táticas da comunicação de Bolsonaro

Cinema Secreto: Cinegnose: As guerras táticas da comunicação de Bolsonaro: Guerra econômica, guerra cinética, guerra da informação. Esses três princípios da guerra moderna parecem estar estruturando a tática mili...



O quê fazer?

Também, por
incrível que possa parecer, de dentro da cadeia na PF de Curitiba, Lula
avaliou que Bolsonaro “está usando temas morais ou de comportamento
como cortina de fumaça para ações impopulares nas áreas econômica e de
direitos sociais”. Talvez um olhar à distância dos acontecimentos esteja
dando maior lucidez a Lula do que a esquerda imersa e confusa diante blitzkrieg de Bolsonaro.
 Uma guerra
que conseguiu inverter a natureza dos temas: enquanto os temas
econômicos que deveriam ser concretos (por se tratar da sobrevivência no
dia-a-dia) tornam-se abstratos, os temas ideológicos, de valores ou
costumes deixam de ser abstratos para vivarem concretos e emergenciais. 
De repente
moinhos de ventos como “marxismo cultural” ou “ideologia de gênero”
viram monstros reais para a esquerda transformada em Dom Quixote.
Porém reverter essa inversão não será fácil. Tem a ver com uma guinada total na estratégia reativa da esquerda. Como? 
Por
exemplo, que tal ao invés de produzir metamemes (que mais parecem
paráfrases que prestam homenagens às provocações de uma Damares Alves ou
um de um Ernesto Araújo), atual no mesmo campo simbólico da “direita
alternativa” (alt-right), o politicamente incorreto?
A fonte
criativa para a criação de memes incorretos que simplifiquem por meio de
memes, cartuns ou charges questões econômicas podem estar na revista
"MAD" dos anos 1970 – quando a linguagem politicamente incorreta era
anti-stablishment, contra o governo republicano Nixon, cujas origens
estavam nas HQs underground e contracultural dos anos 1960, de Robert
Crumb a Trina Robbins.
    Marxismo Cultural? Então, fale-me mais sobre “os jovens se libertarem das leis trabalhistas...”.