sábado, novembro 17, 2018

O Brasil em meio a dois projetos



Quem compõe o minúsculo grupo – 0,01% da população – que criou as condições para a vitória de Bolsonaro. Por que esta gente rompeu com a democracia. Como formular saídas

Por Samuel Pinheiro Guimarães | Imagem: Pawel Kuczynski

1. Dois projetos para o Brasil se confrontam desde 1930, alternaram-se no poder desde então, confrontaram-se no dia 28 de outubro de 2018 e continuarão a se confrontar durante todo o governo de Jair Bolsonaro.

2. O primeiro é o projeto do Mercado. É o projeto dos muito ricos, dos megainvestidores, das empresas estrangeiras, dos rentistas, dos grandes ruralistas, dos proprietários dos meios de comunicação de massa, dos grandes empresários, dos grandes banqueiros, e de seus representantes na política, na mídia e na academia. É o projeto de uma ínfima minoria do povo brasileiro.

3. Cerca de 30 milhões de brasileiros apresentam declaração de renda anual onde revelam ter rendimento superior a dois salários mínimos, cerca de 250 dólares por mês. Portanto, dos 150 milhões de brasileiros eleitores, 120 ganham menos de dois salários mínimos por mês.

4. De outro lado, seis mil brasileiros [0,003% da população] têm rendimentos superiores a mais de 320 salários mensais. Acima de 40 salários são cerca de 300 mil brasileiros [0,15%], que podem participar do mercado como investidores ou especuladores. Todavia, seria possível dizer que os que controlam o Mercado são os que declaram mais de 160 salários mínimos por mês — cerca de 20 mil indivíduos [0,01%].

https://outraspalavras.net/brasil/o-brasil-em-meio-a-dois-projetos/