quinta-feira, junho 28, 2018

POR QUE AS CORPORAÇÕES QUEREM NOSSOS DADOS MÉDICOS Que medicamentos você usa. Quais exames realizou. O que busca, sobre doenças, na internet. Seguradoras, planos de saúde e laboratórios obtêm e processam cada vez mais intensamente estes dados – e não estão interessadas em seu bem-estar

O mundo todo repercutiu a notícia quando, em março deste ano, soubemos que informações de dezenas de milhões de perfis do Facebook tinham vazado e ficado à disposição da empresa de análise de dados Cambridge Analytica. O escândalo foi ainda maior porque os dados, em sua maioria coletados sem consentimento por meio de um teste de personalidade, serviram para direcionar propagandas políticas e tiveram papel relevante tanto na campanha eleitoral de Donald Trump, nos Estados Unidos, como na votação do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Aqui no Brasil, 443 mil perfis foram afetados.
Mas bem menos comentado foi o fato de que, até aquele momento, o Facebook sondava  hospitais e outras instituições de saúde dos Estados Unidos propondo o compartilhamento de informações dos usuários.

OUTRASPALAVRAS.NET
Coleta e venda de dados de saúde é negócio multibilionário e de contornos opacos.