sábado, maio 04, 2013

O APAGÃO DA MÍDIA. PROPAGANDA CONTRA O BRASIL FUROU DE NOVO.


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta sexta-feira (3) que a situação atual dos reservatórios de hidrelétricas do país “dá completa tranquilidade” para que o governo determine o desligamento, a partir da próxima semana, de pelo menos parte das usinas termelétricas em funcionamento.

“[O nível das represas] dá completa tranquilidade [para iniciar o desligamento das térmicas]. Nós imaginávamos que chegaríamos ao final do período chuvoso com 50% a 55% de armazenamento nos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, mas chegamos com 63%, muito além do que esperávamos”, disse Lobão

De acordo com o ministro, o desligamento das térmicas será debatido no próximo encontro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), marcado para a quinta-feira (9). O CMSE reúne autoridades do setor e define medidas para garantir a segurança energética no país.

Lobão adiantou, porém, que a avaliação dentro do governo é que as chuvas dos últimos meses asseguraram o fornecimento de energia no país e, por isso, não é mais preciso manter todas as usinas termelétricas funcionando, como vem acontecendo desde outubro de 2012.

Ele apontou que em algumas hidrelétricas, como Tucuruí, o nível do reservatório está tão alto que é necessário verter água. Já a usina de Itaipu está batendo recorde de produção de energia.

Apesar disso, o governo deve manter boa parte das térmicas ligadas, em especial aquelas que usam combustível mais barato (como as movidas a gás). Devem ser desligadas, por exemplo, as movidas a óleo, que têm custo de operação mais alto.

Como todos que não usam a grande mídia para se informar sabem, o uso das termelétricas é um recurso normal e natural no fim do período seco no sistema elétrico brasileiro.