sexta-feira, abril 20, 2012

Caixa Econômica anuncia nova rodada de corte de juros


Written By ronaldo - livreiro on sexta-feira, 20 de abril de 2012 | 16:19

Terra
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira uma nova rodada de cortes nos juros para pessoa física e para empresas, após o Banco Central ter reduzido a taxa básica de juros na quarta-feira. Entre as linhas atingidas, a de crédito pessoal para quem recebe salário no banco terá taxa mínima de 1,80% ao mês, contra 2,39% anteriormente. As empresas passarão a contar com taxas que variam de 1,29% a 2,05% ao mês, segundo comunicado da Caixa.

Os seis principais bancos brasileiros se renderam aos apelos do governo e começaram a diminuir as taxas de juros neste mês de abril pegando carona na queda da taxa básica (Selic), definida pelo Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC).

As quedas começaram nos dois principais bancos públicos, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, e atingiram também as principais instituições privadas como HSBC, Santander, Bradesco e Itaú Unibanco. O governo já se mostrava contrariado com o valor dos spreads bancário, a diferença entre os juros que os bancos pagam para tomar capital e a taxa que cobra dos correntistas, mas intensificou as críticas e exigiu mudanças, conforme comentário da presidente Dilma Rousseff no início deste mês.

Confira as novas taxas mínimas (ao mês) anunciadas pela Caixa:
Consignado INSS - de 0,84% para 0,75%
Consignado INSS - de 1,80% para 1,77%
Crédito Pessoal Salário - de 2,39% para 1,80%
Financiamento de veículos - de 0,98% para 0,89%