segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Egito: Eu me pergunto por quê...

6/2/2011, Juan Cole, Informed Comment
http://www.juancole.com/2011/02/egypt-i-ask-myself-why.html

Eu me pergunto por quê...

– as autoridades de um país europeu, a Suíça, insistem na ideia de julgar George W. Bush, acusado de tortura, se aparecer para dar palestras no país?

Ora, pois se os países europeus estão apoiando Omar Suleiman indicado para ser presidente interino do Egito, e foi ele, Suleiman, quem praticou a tortura, a mando de Bush!

Suleiman meteu nas prisões do Egito cerca de 30 mil acusados de associação com muçulmanos fundamentalistas, e aceitou prender também militantes suspeitos seqüestrados pela CIA-EUA. E torturou todos. Muitos eram inocentes.

Um deles, Sheikh Libi, foi torturado para ‘informar’ que Saddam Hussein estava treinando agentes da al-Qaeda – ‘informação’ que saiu diretamente dos porões de tortura de Suleiman para o discurso de Colin Powell na ONU, para justificar a invasão e a Guerra do Iraque.

E me pergunto por quê....

Se Frank Wisner, enviado informal do presidente Obama ao Egito, é lobbyista pago pelo Egito e diz coisas como “Mubarak deve ficar”, que, depois, Obama é obrigado a desdizer...

– Por que Obama não mandou ao Egito, então, enviado da ONG Human Rights Watch, em vez de mandar Wisner?

E me pergunto por quê...

Se Bush e os neoconservadores implantaram uma democracia-ponte no Iraque...

– Por que o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, teve de prometer que não concorrerá a eleições (rezando pela mesma cartilha dos ditadores do Iêmen e do Egito)?

– E por que al-Maliki mantém prisões secretas onde se torturam pessoas?

– E que comissões independentes está inventando agora (como a comissão eleitoral)?

E me pergunto por quê....

Se Hosni Mubarak, seus generais e seu partido governante (Partido Nacional Democrático) tornaram-se especialistas em fraude eleitoral e corrupção em todas as eleições das quais participaram ao longo de várias décadas...

– Por que, de repente, se teriam convertido em parceiros confiáveis para levar o país até as próximas eleições presidenciais em setembro?

E me pergunto por quê....

Se o regime de Mubarak tem afinal a chance de ouro para democratizar-se...

– Por que sua polícia secreta está dedicada a vasculhar contas do Facebook à caça de nomes para prender, matar, arrebentar?

E onde está Wael Ghonim – o executivo da Google que criou a página Facebook para organizar as demonstrações de 25 de janeiro, atualmente desaparecido?

E me pergunto por quê....

Se a renúncia do alto comando do partido de Mubarak e do próprio Mubarak é sincera e significa alguma coisa...

– Nesse caso... Por que não renunciam logo à presidência, uma vez que partido governante só é partido governante se governar e só serve se for escada que leve ao poder?

E me pergunto por quê....

Se a Fraternidade Muçulmana é o partido radical que tantos dizem que seria...

Então, por quê

a) a Fraternidade Muçulmana, o maior partido de oposição, já está reunida com Suleiman, iniciando negociações? E

b) Por que a Fraternidade Muçulmana desautorizou a fala do Aiatolá Ali Khamenei (que disse que a revolução egípcia seria revolução islâmica) e declarou que a revolução egípcia é nacional?!

++++++++++++++++++++++++