sábado, abril 01, 2006

"Ninguém pode ver além de si mesmo"

Quero dizer com esta afirmação que cada um só compreende os outros segundo sua própria inteligência e horizonte."

Schopenhauer (1788-1860)
________________________________________________________________

Está em alguns blogs e sites. "Presidente, vá se danar". Foi escrito ano passado, mas hoje mesmo saiu num jornal do Acre. Coisa de tucano desesperado, perdendo a pose.

Abaixo o texto que o Fernando mandou:

Dona Adriana, creio que a senhora cometeu um engano quando disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia falado que tem " mais moral e ética que qualquer um neste país".

O que o presidente falou e que eu também falo por mim, e tantas outras pessoas tem moral e ética suficientes para falar cada um por si foi: " Ninguém tem mais moral e ética que eu neste país".

Alguém tem mais moral e ética que a senhora, Dona Adriana? A senhora acha que os senhores Basílio e Genésio têm mais moral e ética que a senhora, Dona Adriana?

O presidente Lula disse:

"Ninguém tem mais moral e ética que eu neste país"

Dá pra notar a diferença, Dona Adriana?

Eu posso dizer
Tu podes falar
O presidente pode também afirmar
Muitos de nós podemos asseverar
Muitos de vós podeis enunciar
Mas nem todos podem declarar...

"Ninguém tem mais moral e ética que eu neste país "

Por que nem todos podem dizer, falar, afirmar, asseverar, enunciar, declarar isso?

Porque existem pessoas que mentem, distorcem a verdade, desvirtuam frases alheias, caluniam, como o propósito de macular a moral dos outros, e com isso parecer uma pessoa íntegra, honesta... Mas só parecer, pois, desde que agiu dessa forma, já demonstrou que não passa de uma pessoa imoral, indecente.

Veja, professora, repita comigo e anote aí no quadro negro:

Frase 1: Tenho mais moral e ética que qualquer um neste país.

Frase 2: Ninguém tem mais autoridade moral e ética do que eu.

Viu? Notou a diferença? Não?! Então explico:

No primeiro caso, professora, eu estaria determinando que sou o máximo, isoladamente, que sou único! Seria um delírio, como a senhora pretende que o presidente tenha tido.

No segundo caso, o presidente Lula e milhões de pessoas (entre estas, eu) podem pronunciar a frase, sem qualquer constrangimento. Não sei se a senhora também poderia, pois quem fez o que a senhora fez, das duas uma: ou o fez de má-fé, ou ingenuamente, por não ter interpretado corretamente uma frase tão simples.

Pelo visto, Dona Adriana, os senhores Basílio e Genésio são dessas pessoas que podem, como o presidente Lula, dizer: "Ninguém tem mais moral e ética que nós!" Menos ainda a senhora, Dona Adriana. Principalmente depois do que fez.

Fernando Soares Campos
http://www.lainsignia.org/