quinta-feira, maio 03, 2018

Histórica sentença condenou a “parte civil” da ultima ditadura Argentina. A sentença consolida a interpretação de que os ex-operadores de justiça foram responsáveis ativos e diretos na comissão de atos de sequestros, tortura e assassinatos.

"No final de julho de 2017, Argentina teve uma sentença histórica no âmbito da justiça transicional. O Tribunal Oral no Criminal Federal n.1 da província de Mendoza deu a conhecer a sentença por crimes de lesa humanidade cometidos durante a ultima ditadura nessa província. O Tribunal condenou à prisão perpetua a 12 imputados, entre eles quatro ex Magistrados Federais Otilio Romano, Luis Miret, Rolando Evaristo Carrizo e Guillermo Max Petra Recabarren. Neste sentido, a histórica sentença condenou a “parte civil” da ultima ditadura Argentina. Ou seja, colocou na mesa o debate sobre a participação e role que tiveram os atores civis na ultima ditadura argentina, uma assinatura pendente da justiça. A sentença consolida a interpretação de que os ex-operadores de justiça foram responsáveis ativos e diretos na comissão de atos de sequestros, tortura e assassinatos.
Uma decisão importante que avança na responsabilização de civis e dos outros poderes pelos crimes na ultima ditadura".
Leia o artigo do Professor de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Andrés del Río - https://bit.ly/2rfiCjR
Quatro magistrados federais foram condenados por crime de lesa humanidade na Ditadura argentina
JUSTIFICANDO.CARTACAPITAL.COM.BR