quarta-feira, agosto 04, 2010

Dilma: escolas técnicas em municípios com mais de 50.000 habitantes

Dilma promete mais universidades, escolas técnicas e ampliação do ProUni
 
 
A presidenciável do PT, Dilma Rousseff, apresentou ontem, em entrevista coletiva, parte das propostas do seu programa de governo para melhorar a educação. Segundo a candidata, há consenso entre os partidos coligados em favor da expansão da universidade pública e da interiorização dos campi; da construção de escolas técnicas em municípios com mais de 50.000 habitantes; e da ampliação do ProUni.     “Tivemos um processo muito bem sucedido de interiorização. E eu vou continuar de forma acelerada nas cidades polos das diferentes regiões. Nas cidades menores, vamos continuar expandindo a Universidade Aberta do Brasil. Além disso, vamos aperfeiçoar e expandir o Prouni”.
    Dilma também reafirmou o compromisso de construir creches por todo país para assegurar igualdade de oportunidades para as crianças e permitir que as mães possam trabalhar tranquilas em relação à educação de seus filhos.
    A petista voltou a acentuar que o ponto fundamental de todo programa da educação é a qualificação do ensino.
    “A questão que nos preocupa fundamentalmente é a qualidade da educação. Do ensino básico, passando pelo ensino fundamental, até a pós-graduação. E essa questão está focada no pagamento e na valorização adequada do professor ou professora”.
    A candidata defendeu os sistemas de avaliação da qualidade de ensino adotados pelo Ministério da Educação, como o Enem, e criticou o regime de progressão automática para os alunos adotado em São Paulo e outros estados.
    “A gente tem de romper com aquela prática da progressão automática do aluno, prática que vigorou em alguns estados e que é responsável por colocar o professor num sistema em que não sabe se o aluno aprendeu ou não”

--
BLOG DO CHICÃO
http://chicaodoispassos.blogspot.com/