post do Josias – um mar de besteiras – diz o seguinte:

“Numa primeira manifestação sobre o ‘panetonegate’, Lula, um presidente que fala por si, dissera que as imagens da pilhagem “não falam por si”.

Recebido com espanto, Lula tenta se recompor menos de 24 horas depois:

“É deplorável para a classe política. Eu não entendo por que não se aprova a reforma política”.

Deve-se estimular o presidente a continuar tentando. Melhorou. Mas ainda não soou no ponto.

Recomenda-se ao Lula-2009 que dê ouvidos ao Lula-1989. Dizia o seguinte:

“A corrupção e a existência de concorrências ilícitas não são novidade. Novidade acontecerá no dia em que alguém for para a cadeia”.

***

O Josias é um ignorante sobre o que acontece em outros países e mostra desconhecer a Constituição Federal do nosso país.

1. Se cadeia e pena de morte resolvessem problemas como corrupção e outros delitos os Estados Unidos e a China não teriam a quantidade de gente que têm na cadeia, bem como a quantidade de executados e no corredor da morte.

Afinal, com as primeiras execuções ninguém mais se meteria a besta de transgredir. Só que punição intimida apenas algumas poucas pessoas. Basta ver a quantidade gigantesca de infrações que ocorrem diariamente no trânsito das grandes cidades brasileiras.

O Lula estava errado em 1989 e certo agora.

Só punição não resolve – como todos sabem, exceto o Josias.

É preciso uma reforma política que resolva os principais fatores de corrupção no poder público: financiamento privado de campanha e voto em pessoas e não em lista. (Clique aqui e leia o que desenvolvi sobre esse tema, em post anterior)

2. Quanto ao que o Lula disse no primeiro momento, também está correto.

As Organizações Serra julgam sumariamente as pessoas. Está errado!

O estado de direito, em vigor no Brasil, sempre pressupõe a inocência dos acusados… até que a Justiça prove o contrário.

É a Justiça, portanto, e não o Lula ou as Organizações Serra que podem declarar a culpa de qualquer acusado. Não podem porque não têm poder institucional para isso. Somente a Justiça tem esse poder.

O modelito utilizado pelas Organizações Serra de de julgar, condenar sumariamente e linchar suspeitos de irregularidade, sem processo de julgamento como preconiza a Constituição Federal, é um enorme retrocesso.

É o retorno à barbárie!