sábado, fevereiro 10, 2018

Hoje é aniversário do PT >> o único partido do Brasil que a militância comemora o aniversário >> nossa força e nossa voz

O Manifesto de Fundação do PT, escrito em 10 de fevereiro de 1980, jamais perdeu sua atualidade. Está ali o DNA do Partido que tira o povo da miséria e luta por seus direitos


Há 38 anos, era criado no Brasil um novo partido, surgido “da necessidade sentida por milhões de cidadãos de intervir na vida social e política do país para transformá-la.”
À época, um regime de força e exceção vivia seus momentos finais. O Brasil dava adeus a um bipartidarismo forçado, as forças políticas se rearranjavam, e os trabalhadores, os movimentos sindicais e as organizações populares estavam dispostos e aptos a se aglutinarem em torno de uma legenda que fosse criada com o intuito de ecoar suas vozes e lutar por eles.
Este partido era o PT. Até hoje, é o PT.
O Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores foi escrito em 10 de fevereiro de 1980, há 38 anos, e jamais perdeu sua atualidade. Porque a sigla nunca abandonou seus propósitos, nunca mudou de lado. É o registro de sua história e sua luta que provam isso.
“A grande maioria de nossa população trabalhadora, das cidades e dos campos, tem sido sempre relegada à condição de brasileiros de segunda classe. Agora, as vozes do povo começam a se fazer ouvir por meio de suas lutas”, anunciava o manifesto de 1980, e ecoa até hoje o PT no legado de seus anos no governo, seus quadros, sua incomparável militância.
É por isso que é o partido preferido dos brasileiros até hoje, conforme mostra pesquisa do Instituto Datafolha.
Ao longo destes 38 anos, o Partido dos Trabalhadores fez valer o que consta em seu manifesto de fundação, seja enquanto está administrando cidades, estados ou o país, seja enquanto está na oposição.
Sempre se viu e sempre se verá o PT ao lado dos movimentos sociais, dos trabalhadores rurais, dos operários das cidades, lutando por ou implantando o orçamento participativo, reivindicando o fim da desigualdade ou criando uma política de aumento real do salário mínimo, exigindo mais e melhores moradias para os mais pobres ou criando o Minha Casa, Minha Vida, o Luz Para Todos.

Leia aqui Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores

Da Redação da Agência PT de Notícias

http://www.pt.org.br/pt-faz-38-anos-tao-proximo-a-seus-principios-como-sempre-esteve/