domingo, fevereiro 06, 2011

PIG toma as dores do apagão do FHC


Segundo o Tribunal de  Contas da União, em relatório divulgado este ano, o apagão do Farol de Alexandria durou de 2001 a 2002.
Custou R$ 45 bilhões.
O contribuinte ficou com 60% do prejuízo, porque as contas de luz aumentaram.
O Erário pagou o resto, ou seja, o contribuinte de novo.
O apagão do Farol reduziu pontos do PIB.
Ou seja, provocou desemprego e recessão.
Quem ganhou dinheiro foi o Nizan Guanaes.
O Farol contratou uma campanha de publicidade em que o Nizan dizia : parabéns, você economizou e a crise acabou.
--- Paulo Henrique Amorim ---



+++
Jornal O Globo noticia caos com falta de luz: três voos atrasados e um preso assassinado, provavelmente, por colega que estava tentando cortar o pão no escuro!!!
Desde que o governo dos tucanos ficou marcado pela falta de planejamento no setor elétrico culminando no chamado "apagão" onde aconteceu um grande racionamento que levou a economia pro buraco com a perda de milhares de empregos, o PIG tenta igualar este evento, que durou um ano inteiro, com eventos fortuitos, e que acontecem no mundo inteiro, de falta de energia, seja devido a alguma falha humana, de equipamento ou mesmo devido a intempéries climáticas.
Não poderia ser diferente agora com a interrupção por uma ou mais horas, até cinco dependendo do lugar, no Nordeste. São páginas e mais páginas em todos os grandes jornais. A quantidade de sensacionalismo é inversamente proporcional a quantidade de informação hoensta. Analisar toda a produção do PIG neste momento, impossível. Fiquemos apenas com um quadradrinho da matéria sobre o blecaute do jornal O Globo, um quadradinho que ocupa apenas um quarto da página 27. O título é "Estados vivem caos com falta de energia". Um primor!!! Um primor de apelação barata! Ora, e eu que não sabia que enfrentava um 'caos' todas as centenas de vezes que faltou luz em minha casa durante minha vida. Mas deixa pra lá.
Vejamos três eventos que comprovariam o tal caos:
1 - O caos em um hospital com gerador deficiente - O gerador do Hospital da Restauração, em Pernambuco, demorou 40 minutos para ser ligado após a falta de luz. Todos os hospitais do mundo tem geradores que são ligados automaticamente quando falta luz. Se não tiverem, o hospital não pode funcionar. O defeito no funcionamento do gerador do hospital não tem nada a ver com o sistema elétrico brasileiro, mas O Globo não tem escrúpulos e sempre mistura as bolas;
2 - O caos nos aeroportos - Vejam a reprodução deste trecho da matéria, é inacreditável: "No Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, dois voos foram canceladose um teve de ser desviado para Fortaleza, segundo a Infraero, por causa do apagão. No Aeroporto Internacional de Salvador, dos 41 voos previstos, três atrasaram e dois foram cancelados." Meu Deus do céu!!! Todos os dias, no mundo inteiro, milhares de voos atrasam ou são cancelados por problemas operacionais, climáticos ou mesmo por interesse comercial devido a falta de passageiros. Vamos agora repetir, de 41 voos programados em Salvador, três atrasaram!!! Que caos!!!
3 - O caos nos presídios, ou no presídio - Aqui a loucura é um pouco maior. Vejam tudo que é falado na matéria sobre o assunto: "No presídio Aníbal Bruno, em Recife, um detento foi morto. Segundo a Secretaria de Ressocialização, na briga entre os presos, Robert Taylos Rodrigues de Moraes matou, com uma faca artesanal, Thiago Henrique Moraes da Silva." E acabou!!! Dá pra acreditar??? Reparem na riqueza de informações que o jornal fornece aos seus leitores: nome completo do preso que morreu, nome completo do preso que matou e descrição precisa da arma do crime, uma faca artesanal. Só ficou faltando, é claro, informar onde entra a falta de luz na história.

Abraços, Passarinho Pentelhão.
http://passarinhopentelhao.zip.net/