sábado, setembro 12, 2009

STF converteu-se no grande reduto onde a minoria branca se encastela para defender seus privilégios

"O NEGÓCIO É JUDICIALIZAR"

Atualizado em 12 de setembro de 2009 às 01:08 | Publicado em 12 de setembro de 2009 às 00:58

Eu estava em Washington quando fui convidado pela TV Cultura para fazer uma reportagem sobre a polêmica em torno da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. 

Teria liberdade para retratar a situação que encontrasse, ouvindo todas as partes que debatiam o assunto.

Fui recebido pelo então prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, na sede da empresa dele em Boa Vista. Uma pessoa agradável, articulada e persuasiva, sob acusação de promover ações terroristas contra os índios.

Um homem de bons contatos nos círculos conservadores, especialmente dos latifundiários. A rede Bandeirantes tinha até mandado um repórter de encomenda para fazer reportagens pró-arrozeiros. 

Quartiero tinha comandado o movimento para "judicializar" a causa. Jogar o assunto para o STF, onde juízes não eleitos poderiam rever decisões anteriores tomadas nos governos FHC e Lula.

A falta de sorte de Quartiero foi ter, contra ele, a Igreja Católica, que se posicionou ao lado dos indígenas. Além disso, ele começou a ter projeção nacional e passou a incomodar os políticos locais de Roraima, que se voltaram contra ele.

Os indígenas da Raposa ganharam a disputa -- diga-se, em minha opinião, com Justiça. Mas os indígenas de outras partes do Brasil perderam. Sim, porque a decisão aparentemente progressista do STF congelou todas as demais reservas existentes. Existe uma campanha para ampliar o tamanho de várias delas, especialmente as de Mato Grosso do Sul.

Ou seja, o agronegócio pode ter perdido espaço em Roraima, mas respirou aliviado em todo o resto do Brasil. Não se esqueçam que Gilmar Mendes é de Mato Grosso, terra de Blairo Maggi, um dos campeões do agronegócio. 

Mendes vota sempre em defesa dos grandes interesses: do banqueiro Daniel Dantas, da empresa que cobrava pedágios que a Justiça de instâncias inferiores considerou indevidos no interior de São Paulo, dos amigos de Blairo Maggi que constróem hidrelétricas em terra sob disputa com indígenas em Mato Grosso. No caso da reserva Raposa Serra do Sol, Mendes posou publicamente como defensor das minorias mas, por baixo do pano, fez um favorzão ao agronegócio.

Quartiero perdeu, mas fiquei com a frase dele na cabeça: "O negócio é judicializar". Fico com a impressão que o STF converteu-se no grande reduto onde a minoria branca se encastela para defender seus privilégios. 

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-negocio-e-judicializar/

///