O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), rebateu nesta quinta-feira (18) as declarações do ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que acusou o presidente Lula de omissão na onda de violência em São Paulo. Fontana disse que o pré-candidato tucano à Presidência da República fez declarações “irresponsáveis”.
Para Fontana, “o momento é de ação e não de ficar tentando transferir” responsabilidades, como tenta fazer Alckmin nas acusações a Lula. “É um desrespeito a qualquer pessoa de bom senso ouvir Alckmin dizer que o presidente Lula não tem realizado ações na área da segurança pública”, disse o líder petista.
“Desde 1984 já estava prevista a construção de presídios federais e quem está tirando isso do papel, 20 anos depois, é o governo Lula, que vai inaugurar os dois primeiros nos próximos 60 dias”, ressaltou.
Henrique Fontana lembrou ainda que outra ação do governo Lula na área da segurança pública foi o aumento em três mil homens no efetivo da Polícia Federal. “Além do aumento do efetivo, a Polícia Federal tem trabalhado nos últimos três anos de forma intensa e por isso mesmo conseguiu resultados positivos em diversas investigações realizadas. Então, o ex-governador Alckmin dizer que não foi feito nada é no mínimo uma irresponsabilidade”, frisou Fontana.
“Não é bom para o nosso país quando o ex-governador Alckmin faz declarações querendo transferir responsabilidade. O bom é que cada nível de governo, o Parlamento, e o Judiciário cumpram com seu papel, e ajam de maneira unificada para enfrentar o crime organizado, porque é esta atitude que população brasileira espera das autoridades”, disse.
Agência Informes (www.informes.org.br)