O Dataserra já fez isso outras vezes, tentam criar o efeito manada, se colar colou.
Quando não cola vão aproximando os números até o dia da eleição pra tirar a bronca.
Nada de novo, Lula não tem 76% esse número serve apenas para tentar colocar alguma credibilidade no resto da pesquisa.
Para a Folha e o resto do PIG não faz diferença que Lula bata recordes de popularidade, estão focados agora em eleger um governo tucano amigo.
O resto é o velho coronelismo bandeirante de longas datas...
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DataFolha pode só ter “antecipado” uma tendência
(Segunda-Feira, 29 de Março de 2010 às 19:54hs)
Há dois fatos que tornam estranha a pesquisa Datafolha que amplia no último mês a vantagem de Serra de cinco para nove pontos em relação à candidatura Dilma. O primeiro é o de a aprovação a Lula ter aumentado para 76% neste período e mesmo assim o principal adversário do governo ter crescido em intenção de votos. O segundo, e o mais estranho, é o crescimento de 10% da candidatura Serra no Sul do país.
O eleitor do Sul não é do Sudeste nem vive em São Paulo. Por isso não tem o que celebrar com o fim das enchentes no estado governado pelo presidenciável tucano. Ou seja, essa que é uma das explicações utilizadas pelo Instituto para a melhora do índice do tucano não cola.
Se essa pesquisa vier a se confirmar com o crescimento de Serra no Sul a única consideração plausível é a de que teria havido no último mês uma recuperação fantástica da popularidade da governadora gaúcha Yeda Cruscius. Tão fantástica que contaminou em em período tão curto toda a região e resultou nesse impulso fenomenal ao projeto de Serra.
No entanto, se nada disso vier a se confirmar e em outras pesquisas a diferença entre a petista e o tucano for menor só haverá uma possibilidade plausível. A de que a empresa Folha da Manhã, através do seu instituto de pesquisa e do seu principal jornal diário, buscou dar uma forcinha ao governador no momento do lançamento de sua candidatura presidenciável.
Na malandragem das pesquisas isso se chama de antecipação de tendência. Como a Folha imagina que a festa de lançamento da candidatura Serra vai levá-lo a crescer alguns pontos, dá um jeito (e há vários) de antecipar o movimento. Criando o fato novo que o tucano precisava para tornar seu lançamento mais uma festa do que um velório.
Os próximos resultados dirão se o DataFolha aceitou jogar o que tem de credibilidade no lixo para salvar o tucano ou se de fato o inusitado futebol clube entrou em campo. Mas não vale fazer pesquisa dois dias depois do lançamento de Serra e chegar aos números do atual levantamento. Se isso acontecer, vai dar para perceber o começo, o meio e o fim da malandragem.
A ser verdadeira essa pesquisa, Serra que tem 9 pontos de frente hoje terá de abrir de 13 a 15 pontos quando sua festa de lançamento for transmitida por todo o Brasil com as honras e pompas que mídia comercial lhe reserva.
Porque senão o Datafolha e o jornal que lhe empresta o nome terão “antecipado” a verdadeira tendência: a de que vão fazer o que for necessário para eleger o tucano.
O eleitor do Sul não é do Sudeste nem vive em São Paulo. Por isso não tem o que celebrar com o fim das enchentes no estado governado pelo presidenciável tucano. Ou seja, essa que é uma das explicações utilizadas pelo Instituto para a melhora do índice do tucano não cola.
Se essa pesquisa vier a se confirmar com o crescimento de Serra no Sul a única consideração plausível é a de que teria havido no último mês uma recuperação fantástica da popularidade da governadora gaúcha Yeda Cruscius. Tão fantástica que contaminou em em período tão curto toda a região e resultou nesse impulso fenomenal ao projeto de Serra.
No entanto, se nada disso vier a se confirmar e em outras pesquisas a diferença entre a petista e o tucano for menor só haverá uma possibilidade plausível. A de que a empresa Folha da Manhã, através do seu instituto de pesquisa e do seu principal jornal diário, buscou dar uma forcinha ao governador no momento do lançamento de sua candidatura presidenciável.
Na malandragem das pesquisas isso se chama de antecipação de tendência. Como a Folha imagina que a festa de lançamento da candidatura Serra vai levá-lo a crescer alguns pontos, dá um jeito (e há vários) de antecipar o movimento. Criando o fato novo que o tucano precisava para tornar seu lançamento mais uma festa do que um velório.
Os próximos resultados dirão se o DataFolha aceitou jogar o que tem de credibilidade no lixo para salvar o tucano ou se de fato o inusitado futebol clube entrou em campo. Mas não vale fazer pesquisa dois dias depois do lançamento de Serra e chegar aos números do atual levantamento. Se isso acontecer, vai dar para perceber o começo, o meio e o fim da malandragem.
A ser verdadeira essa pesquisa, Serra que tem 9 pontos de frente hoje terá de abrir de 13 a 15 pontos quando sua festa de lançamento for transmitida por todo o Brasil com as honras e pompas que mídia comercial lhe reserva.
Porque senão o Datafolha e o jornal que lhe empresta o nome terão “antecipado” a verdadeira tendência: a de que vão fazer o que for necessário para eleger o tucano.
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