sexta-feira, fevereiro 12, 2010

GLOBO LAMENTA A PRISÃO DO VICE DE SERRA E EX-LIDER DO GOVERNO FHC




Quem pariu Arruda que o embale
 EDUARDO GUIMARÃES
Essa quadrilha que se autodenomina “imprensa” está usando declaração descontextualizada de Lula para vincular a ele o governador de Brasília, José Roberto Arruda, preso nesta quinta-feira por estar tentando interferir nas investigações de que é alvo.
Apesar de Arruda ter sido eleito pelo PFL (hoje travestido de “democratas”) e de, até ontem, ter sido aliado de Serra, de FHC e de todo o resto dessa oposição moribunda, tendo inclusive sido cogitado para ser candidato a vice na chapa do tucano à Presidência,a mídia do governador paulista tenta envolver o presidente da República com o governador encarcerado de Brasília.
A assessoria de Lula divulgou o que ele acha que está na essência da situação, que é o previsível aumento da descrença da população na política ao ver um governador de Estado ir preso, mas a mídia distorceu a posição do presidente dizendo simplesmente que ele “lamentou a prisão de Arruda”.
Em vez de a mídia questionar a oposição por ter abrigado Arruda em seus quadros e por mantê-lo até ontem, acusa o presidente com uma mentira porque este não lamentou a prisão do único governador que o PFL elegeu em 2006, mas o fato de um governador de Estado ser preso, o que, repito, contribui, sim, para desanimar a população com a política.
Não façam isso, canalhas da Globo, da Folha, da Veja, do Estadão etc. O PFL, que já admitiu um traficante de drogas como Hildebrando Pachoal (aquele que mandava serrar seus desafetos ao meio com uma motosserra) em seus quadros, e o PSDB, que além de já ter filiado Arruda pretendia fazer dele candidato a vice na chapa de Serra, é que devem ser cobrados.
A direita midiática pariu Arruda. Que o embale, agora.

 Escrito por Eduardo Guimarães às 20h09

http://edu.guim.blog.uol.com.br/

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VENÍCIO: GRANDE MÍDIA ISOLADA DO BRASIL

Atualizado em 12 de fevereiro de 2010 às 10:47 | Publicado em 12 de fevereiro de 2010 às 10:45
12 de Fevereiro de 2010 - 0h01
Grande mídia isolada do Brasil
por Venicio A. de Lima, no Observatório da Imprensa, via Vermelho
Trabalhando em algumas capitais estaduais ou na Praça dos Três Poderes, em Brasília, os chamados "formadores de opinião" da grande mídia – sobretudo jornais e emissoras de TV – acabam por se isolar do cotidiano da maioria da população brasileira. Acredito que faria muito bem a eles viajar, periodicamente, pelo interior do Brasil.
Não importa a região, o estado ou até mesmo as cidades visitadas. A exceção talvez seja o interior de São Paulo, área onde são distribuídos dois dos três jornalões que se consideram nacionais.

Os "formadores de opinião" deveriam aproveitar a viagem e puxar prosa com gente comum em locais como postos de gasolina, restaurantes de beira de estrada (ou não), hospedarias, botequins, museus, igrejas... E, sobretudo, ouvir. Ouvir quais são as fontes de informação preferidas, com o que se preocupa, quais informações interessam e qual a visão que essa gente comum tem do país e de seus problemas.

Exemplos: perguntado sobre o porquê de as TVs permanecerem ligadas 24h no saguão e no restaurante de um hotel de nível médio, o garçom respondeu: "É norma do hotel, mas ninguém aguenta. É só notícia ruim. Mas também ninguém presta atenção. Fica aí falando sozinha...". Ou o morador que opina sobre o serviço de som da igreja matriz que "entra no ar" várias vezes ao dia: "É bom porque dá notícia tanto boa quanto ruim e a gente pode acreditar".

Se a hubris que aflige a maioria dos jornalistas permitisse, os "formadores de opinião" constatariam que seu celebrado poder – se algum dia de fato existiu – está sendo minado pela internet, acessível através de uma avalanche de novas tecnologias e por uma consciência ainda difusa de que não se pode acreditar, sem mais, no que diz a televisão, o jornal e o rádio, nesta ordem.

Os "formadores de opinião" seriam ainda surpreendidos com a renovada valorização da mídia local, seja o velho serviço de alto-falante da igreja matriz, os barulhentos carros de som que percorrem as ruas das cidades ou as rádios comunitárias, em boa parte vinculadas a alguma denominação religiosa.

E os jornais?

Pergunte a um morador qualquer do interior do país se ele conhece – não se lê – algum de nossos jornalões que se dizem "nacionais". A grande maioria não conhece e, portanto, não lê. Procure saber qual o reparte que chega a determinada localidade do maior jornal do estado – para assinantes ou para venda avulsa. Dez exemplares (ou menos) para cidades pequenas e até médias.

Essas respostas certamente darão sentido ainda mais concreto aos impressionantes números divulgados pelo IVC no início deste mês relativos ao ano de 2009: a circulação média da Folha de S.Paulo é de 295 mil exemplares/dia e caiu 5%; do jornal O Globo, de 257 mil e caiu 8,6%; e do Estado de S.Paulo, de 213 mil e caiu 13,5% (ver "Indústria de jornais – Circulação diminui em 2009" ).

"Tudo continuará como sempre esteve"

Essas "impressões de viagem" vêm sendo confirmadas há anos e sempre recolocam a eterna questão do poder e da importância da mídia tradicional na formação da opinião pública, incluída aqui a onipresente televisão (ver, neste Observatório, "A soberania onipresente da TV" e "Lições sabidas e nem sempre lembradas").

Não é novidade a supremacia das preocupações locais sobre as regionais e as nacionais, vale dizer, das questões próximas sobre aquelas mais distantes. É apropriado transcrever um parágrafo publicado aqui mesmo no OI, dois anos atrás:

"Nada é mais importante para o cidadão comum do que aquilo que ocorre ao seu lado, com o seu vizinho; e que pode, portanto, acontecer com ele próprio. A sociabilidade é construída a partir dos temas locais e regionais. Isto potencializa o papel da rádio comunitária, da FM e dos jornais locais e regionais (quando existem). A agenda midiática nacional de entretenimento ou jornalismo (televisiva, sobretudo) interage com a temática local, mas ocupa um indisfarçável segundo plano."

Ao contrário da grande mídia que insiste em acreditar que o cidadão comum está o tempo todo "seguindo" como twitteiro o que fazem em Brasília o presidente e seus ministros; os deputados federais e os senadores, e os juízes do STF, ele, na verdade, está "seguindo" o que fazem os políticos mais próximos de sua vizinhança e parece perceber a capital federal como uma cidade de ficção, habitada por políticos necessariamente corruptos e gente diferente do resto da população do país.

Se essas "impressões" estiverem corretas, é de se esperar alguma mudança no comportamento da grande mídia?

No caso dos jornalões, certamente não. Seu crescente "isolamento" da maioria da população transformou-se em estratégia de sobrevivência no mercado. Esta é uma das razões porque seus "formadores de opinião" procuram agradar a um grupo cada vez mais reduzido de pessoas. O rádio deverá ficar cada vez mais local e regional. E a televisão onipresente, mas com a audiência em queda, parece se agarrar à espetacularização de toda a sua programação. E com isso, despenca sua credibilidade.

Novos tempos. Nova mídia. Novos atores. Novos poderes. E muitos ainda acreditam que tudo continuará como sempre esteve.