Aconteceu a mesmíssima coisa com relação ao Porto de Paranaguá. Só que ali, os jornalistas sabotadores não contavam com a força visionária de um governador audaz, Roberto Requião, que descobriu as patifarias e foi para o confronto direto, denunciando-os por lançar mentiras sobre o porto público em várias oportunidades.
Por Carlinhos de Medeiros, no Bodega Cultural
Para quem não se lembra, a primeira vez foi quando a caravana de Pedro Bial esteve no Porto, viu uma fila diante do terminal privado da Cargill e atribuiu-a à ineficiência do porto público. (Ainda bem que Bial foi para o BBB).
Na segunda vez eles foram mais ousados: usaram imagens de arquivos como se fossem atuais, fato prontamente desmentido pelo governador e pela própria afiliada da TV Globo no Paraná, que informou a matéria não ter sido produzida no Paraná e o jornalismo local não ter informações sobre a reportagem.
Agora o alvo é a Petrobras. Aliás, há anos que ela vem sendo alvo de jornalistas inescrupulosos e sabotadores, que defendendo os interesses de empresários nacionais e estrangeiros, vem lançando todo o tipo de mentiras sobre uma das estatais mais rentáveis do mundo, e que graças ao presidente Lula chegou à auto-suficiência na produção de gás e petróleo.
Até uma simples e corriqueira operação de aporte financeiro em curto prazo, foi repercutida pela Rede Globo e congêneres como sendo um “enfrentamento de dificuldades”. Acreditem, se depender das análises de Mirian Leitão a Petrobras está insolvente.
Depois veio o “Escândalo dos Royalties da Petrobras” que nunca foi provado, contra o diretor da ANP, Victor Martins. O vira-lata Diogo Mainardi e seus pares ladraram na internet que ele estaria envolvido na concessão de royalties no valor de R$ 1,3 bilhão, e levando propina no valor de R$ 260 milhões a título de honorários.
Como sempre, eles publicam suas mentiras fedorentas e não conseguem provar. E agora então, que a lei do jornalismo foi revogada, eles podem dizer o que quiserem que não serão acionados. É a bandidagem jornalística agindo em nome da "liberdade de expressão".
Já ontem, no Jornal Nacional, saiu uma matéria irresponsável dizendo que a Petrobras mudou o regime de tributação, e que graças à mudança, ela recebeu R$ 4 bilhões em créditos tributários do Tesouro Nacional, é brincadeira?
E vamos que vamos: "Lucro da Petrobras tem queda de quase 20% no primeiro trimestre"; entre outras manchetes depreciativas e sabotadoras nos portais da Globo e similares.
Enquanto eles promovem terrorismo-jornalístico na tentativa de depreciá-la, a ação da Petrobras atinge o preço mais alto de sua história. A estatal é a quarta maior companhia de petróleo do mundo em valor de mercado. Pelo fechamento de ontem, valia US$ 267,5 bilhões, exatos US$ 14,7 bilhões à frente da anglo-holandesa Royal Dutch Shell e atrás apenas da americana ExxonMobil, da Petrochina e da russa Gazprom.
O intuito da Rede Globo e sua casta de jornalistas venais é desmoralizar a Petrobras para passar a impressão que ela é má gerida e que dá prejuízo ao pais, para que Carlos Jereissati, o caixa de José Serra, possa comprá-la, através de falcatruas, ao preço de banana como comprou a Telebrás.
A Rede Globo e a Veja querem desgovernar o Brasil.
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=55924
Foram quase 400 iniciativas inscritas, de todas as regiões brasileiras, com propostas inovadoras e que refletem a evolução da comunicação livre no país. Pouco mais de três meses após o lançamento inédito do edital de Pontos de Mídia Livre, durante o Fórum Social Mundial, em Belém (PA), as secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura (MinC) anunciam os vencedores da premiação.
No total, 78 projetos foram contemplados, sendo 15 na categoria Regional/Nacional – com o prêmio de R$ 120 mil cada – e 63 na categoria Local/Estadual – com R$ 40 mil distribuídos individualmente. Os recursos disponibilizados são da ordem de R$ 4,3 milhões.
Com este resultado, o MinC cumpre a missão de democratizar a comunicação social feita no Brasil e permite que iniciativas que estão fora das grandes corporações midiáticas tenham voz e expressem o anseio de suas comunidades. Principal incentivador da ideia, o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, afirmou que o prêmio dá visibilidade aos projetos de comunicação alternativos aos da mídia de mercado. “Estabelecemos, assim, novas relações de comunicação e passamos a entendê-la como direito humano básico”.
Os Pontos de Mídia Livre são uma ação do programa Mais Cultura, que integra a agenda social do governo federal. “O objetivo é apoiar iniciativas de comunicação social participativas e interativas”, reforça a secretária de Articulação Institucional Silvana Meireles, coordenadora do Mais Cultura.
Rede de comunicação
Célio Turino acrescenta que a proposta do primeiro prêmio é mapear a rede de Pontos de Mídia Livre no país, mas que novas edições ainda estão previstas. Inicialmente, o edital foi lançado para reconhecer 60 iniciativas de midialivrismo e comunicação compartilhada – dez delas na categoria Nacional/Regional e 50 na categoria Estadual/Local. No entanto, pela excelência das propostas, houve a ampliação do número de premiados, que saltou de 60 para 78, o que representou um incremento de R$ 1,1 milhão.
A comissão julgadora, formada por representantes do MinC e profissionais com experiência na área, observou critérios como proposta editorial, qualidade estética, grau de interatividade,tiragem/audiência, repercussão e regularidade das iniciativas de comunicação inscritas. Como as propostas vieram de vários lugares e com diferentes suportes de mídia, a comissão avaliadora verificou se os ganhadores contemplavam todas as regiões brasileiras e distribuiu, de forma equilibrada, prêmios nas áreas de audiovisual, impresso, multimídia, rádio e web.
Papel do Estado brasileiro
Com os Pontos de Mídia Livre, o MinC quis reconhecer e valorizar Pontos de Cultura e/ou organizações não-governamentais sem fins lucrativos que desenvolvem ou apóiam iniciativas de comunicação compartilhada e participativa. O objetivo do prêmio foi apoiar iniciativas de comunicação livre existentes no país – seu alcance, êxitos, problemas e necessidades, bem como as possíveis ações que o Estado brasileiro pode organizar para apoiá-las. Foram premiadas propostas que se iniciaram até 1º de julho de 2008.
Foram consideradas iniciativas de comunicação compartilhada e participativa aquelas que reúnem pelo menos dois membros em sua equipe editorial e que buscam interatividade com o público. Elas podem se desenvolver em qualquer suporte típico das comunicações – texto escrito, som, imagens, vídeos e multimeios – e se utilizar tanto de suportes físicos quanto eletrônicos, tais como televisões e rádios comunitárias, blogs, sites, publicações impressas, agências de notícias, produtoras de audiovisual ou qualquer outro meio que claramente se preste a atividades de comunicação.
Confira o resultado na categoria Estadual/Local, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 11 de maio. Já a lista dos vencedores na categoria Nacional/Regional foi divulgada no DOU de 13 de maio.
Atentem os valores descritos abaixo. Isso, sim, é uma afronta a qualquer um de nós, mortais do Brasil.
A ILHA DA FANTASIA DO JORNAL "O GLOBO" ????
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/21/brasilia-uma-ilha-da-fantasia-imune-crise-754532773.asp
Brasília "uma ilha de fantasia" imune a crise
Os altos salários pagos pelo setor público...reforçam a imagem de que
Brasilia é uma ilha da fantasia, imune à turbulência global...
Agora, compare os salários do artigo acima, do Jornal "O Globo", com os
salários mensais pagos pelas emissoras de televisão aos seus "colaboradores":
TV GLOBO
http://veja.abril.com.br/210508/p_124.shtml
Fausto Silva - Faustão - R$ 4.000.000,00
http://videosespetaculares.com/xuxa-recebe-salario-de-2-milhoes-de-reais-por-mes-e-estreia-novo-programa
Xuxa Meneghel - R$ 2.000.000,00. Patrimonio pessoal estimado em R$ 100
milhões de reais !!!
http://www.terra.com.br/istoegente/359/entrevista/index.htm
Galvão Bueno - R$ 1.000.000,00 (salário em 2006 !!!)
http://www.dosol.com.br/2007/10/24/roberto-carlos-pede-10-milhoes-a-globo/
Roberto Carlos - Salário anual de R$ 3.200.000,00 (direito exclusivo de
imagem e voz)
TV RECORD
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u402429.shtml
Britto Junior e Ana Hickman - Hoje em Dia - R$ 150.000,00 (cada um)
http://noticias.uol.com.br/uolnews/celebridades/ooops/2007/05/28/ult2548u337.jhtm
Tom Cavalcante - Show do Tom - R$ 300.000,00
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u392916.shtml
Geraldo Luis - Balanço Geral - R$ 70.000,00 !!!
SBT
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u57788.shtml
Carlos Nascimento - Jornal do SBT - R$ 400.000,00
http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020721/sup_ctv_210702_16.htm
(Gugu) - R$ 3.500.000,00 (salário em 2006 !!!)
http://veja.abril.com.br/especiais/estilo_2005/p_064.html
Hebe Camargo - R$ 1.200.000,00
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63386.shtml
Carlos Massa - Ratinho (está fora do ar) - R$ 1.500.000,00
REDE TV
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/ooops/ult340u982.shtml
Marcelo Rezende - Apresentador - R$ 300.000,00 ? (saiu da emissora)
http://veja.abril.com.br/040204/p_108.html
Olga Bongiovanni - Rede TV - R$ 200.000,00 (salário em 2004 !!!)
TV BANDEIRANTES
http://extra.globo.com/lazer/retratosDaVida/default.asp?a=171&periodo=200811
Marcia Goldschmidt - R$ 250.000,00
José Luiz Datena - R$ 250.000,00
Ricardo Boechat - R$ 150.000,00
Adriane Galisteu - R$ 120.000,00
Patrícia Maldonado -R$ 90.000,00
Daniella Cicarelli - R$ 80.000,00
Observe que 20 pessoas, apenas, RECEBEM QUASE 35.000 SALÁRIOS MÍNIMOS
POR MÊS.
Você sabia que os artistas acima ainda recebem, mensalmente, valores
relativos aos comerciais que são
apresentados em seus programas, conhecidos como "merchandisings", o que
pode até DOBRAR os
salários que eles recebem ?
E quando você assiste aos programas onde eles atuam, sabe quem é que
paga o salário deles ?
É você, pois, em qualquer produto que você adquire, está embutido o
valor da publicidade que as empresas
anunciam em televisão.
Para terminar responda-me. O que você tem recebido em troca do alto
salário que tem pago a eles ?
Aonde fica a verdadeira ilha da fantasia?
“O julgamento não é sobre o que a imprensa interpretou que ocorreu, mas o que efetivamente ocorreu. Há uma diferença entre fato público e fato publicado”. TSE rejeita ação contra Lula e Dilma por propaganda eleitoral antecipada |
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou nesta quinta-feira (14) improcedente a representação movida pelo DEM e pelo PSDB contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por suposta propaganda eleitoral antecipada. Os partidos alegavam que houve propaganda favorável à candidatura de Dilma à Presidência da República durante encontro de prefeitos organizado pelo governo federal em fevereiro, em Brasília. O relator do processo no TSE, ministro Arnaldo Versiani, argumentou que as provas apresentadas na denúncia são insuficientes para caracterizar a propaganda eleitoral antecipada em favor da ministra. Versiani afirmou que as acusações se basearam principalmente em matérias jornalísticas. “Os autores da ação se movem por aquela impressão inicial que os jornais divulgaram a respeito de qualquer fato e quando se vai verificar na realidade o que aconteceu, não há essa evidência probatória que no caso dos autos resulte numa espécie de propaganda eleitoral antecipada em favor de qualquer um dos representados”, afirmou. Versiani rebateu os argumentos apresentados pelo DEM e pelo PSDB de que houve distribuição de material institucional que privilegiasse a possível candidatura de Dilma e de que o presidente teria enaltecido a figura da ministra diante da plateia de prefeitos. Segundo Versiani, o evento, que reuniu cerca de 5 mil prefeitos, foi comprovadamente suprapartidário, “com participação das mais variadas legendas”. O relator lembrou ainda que o governador de São Paulo, José Serra, filiado ao PSDB – que assina a representação – também promoveu encontro semelhante com prefeitos de seu estado. Ao acompanhar o voto do relator, o ministro Henrique Neves reiterou a ausência de provas efetivas na representação. “O julgamento não é sobre o que a imprensa interpretou que ocorreu, mas o que efetivamente ocorreu. Há uma diferença entre fato público e fato publicado”. Em março, a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) havia recomendado a rejeição da representação em parecer enviado ao TSE. Agência Brasil |