sexta-feira, maio 15, 2009

LULA: CPI DO PSDB É "IRRESPONSÁVEL"


"O governo não se intromete na atuação do Congresso Nacional, respeita a autonomia do Congresso, mas essa é uma CPI que não é do Congresso. É muito mais do PSDB.

Num momento de crise internacional, levantar uma CPI contra a Petrobras é ser pouco patriota, pouco responsável pelo país.

O país não pode viver uma eterna CPI porque há outros meios de investigação.

Acho estranho que partidos que governaram o país por oito anos tomem uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescente. Não há explicação lógica para essa CPI."

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Tucanos&Globo querem vender a Petrobras

Bodega: a Globo e o afã obcecado de privatizar a Petrobras

Aconteceu a mesmíssima coisa com relação ao Porto de Paranaguá. Só que ali, os jornalistas sabotadores não contavam com a força visionária de um governador audaz, Roberto Requião, que descobriu as patifarias e foi para o confronto direto, denunciando-os por lançar mentiras sobre o porto público em várias oportunidades. 
Por Carlinhos de Medeiros, no
Bodega Cultural

Para quem não se lembra, a primeira vez foi quando a caravana de Pedro Bial esteve no Porto, viu uma fila diante do terminal privado da Cargill e atribuiu-a à ineficiência do porto público. (Ainda bem que Bial foi para o BBB).

Na segunda vez eles foram mais ousados: usaram imagens de arquivos como se fossem atuais, fato prontamente desmentido pelo governador e pela própria afiliada da TV Globo no Paraná, que informou a matéria não ter sido produzida no Paraná e o jornalismo local não ter informações sobre a reportagem.

Agora o alvo é a Petrobras. Aliás, há anos que ela vem sendo alvo de jornalistas inescrupulosos e sabotadores, que defendendo os interesses de empresários nacionais e estrangeiros, vem lançando todo o tipo de mentiras sobre uma das estatais mais rentáveis do mundo, e que graças ao presidente Lula chegou à auto-suficiência na produção de gás e petróleo.

Até uma simples e corriqueira operação de aporte financeiro em curto prazo, foi repercutida pela Rede Globo e congêneres como sendo um “enfrentamento de dificuldades”. Acreditem, se depender das análises de Mirian Leitão a Petrobras está insolvente.

Depois veio o “Escândalo dos Royalties da Petrobras” que nunca foi provado, contra o diretor da ANP, Victor Martins. O vira-lata Diogo Mainardi e seus pares ladraram na internet que ele estaria envolvido na concessão de royalties no valor de R$ 1,3 bilhão, e levando propina no valor de R$ 260 milhões a título de honorários.

Como sempre, eles publicam suas mentiras fedorentas e não conseguem provar. E agora então, que a lei do jornalismo foi revogada, eles podem dizer o que quiserem que não serão acionados. É a bandidagem jornalística agindo em nome da "liberdade de expressão".

Já ontem, no Jornal Nacional, saiu uma matéria irresponsável dizendo que a Petrobras mudou o regime de tributação, e que graças à mudança, ela recebeu R$ 4 bilhões em créditos tributários do Tesouro Nacional, é brincadeira?

E vamos que vamos: "Lucro da Petrobras tem queda de quase 20% no primeiro trimestre"; entre outras manchetes depreciativas e sabotadoras nos portais da Globo e similares.

Enquanto eles promovem terrorismo-jornalístico na tentativa de depreciá-la, a ação da Petrobras atinge o preço mais alto de sua história. A estatal é a quarta maior companhia de petróleo do mundo em valor de mercado. Pelo fechamento de ontem, valia US$ 267,5 bilhões, exatos US$ 14,7 bilhões à frente da anglo-holandesa Royal Dutch Shell e atrás apenas da americana ExxonMobil, da Petrochina e da russa Gazprom.

O intuito da Rede Globo e sua casta de jornalistas venais é desmoralizar a Petrobras para passar a impressão que ela é má gerida e que dá prejuízo ao pais, para que Carlos Jereissati, o caixa de José Serra, possa comprá-la, através de falcatruas, ao preço de banana como comprou a Telebrás. 

A Rede Globo e a Veja querem desgovernar o Brasil.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=55924

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MinC seleciona 78 Pontos de Mídia Livre no país
 
Por Luiz Sammartano 

Foram quase 400 iniciativas inscritas, de todas as regiões brasileiras, com propostas inovadoras e que refletem a evolução da comunicação livre no país. Pouco mais de três meses após o lançamento inédito do edital de Pontos de Mídia Livre, durante o Fórum Social Mundial, em Belém (PA), as secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura (MinC) anunciam os vencedores da premiação.

No total, 78 projetos foram contemplados, sendo 15 na categoria Regional/Nacional – com o prêmio de R$ 120 mil cada – e 63 na categoria Local/Estadual – com R$ 40 mil distribuídos individualmente. Os recursos disponibilizados são da ordem de R$ 4,3 milhões.

Com este resultado, o MinC cumpre a missão de democratizar a comunicação social feita no Brasil e permite que iniciativas que estão fora das grandes corporações midiáticas tenham voz e expressem o anseio de suas comunidades. Principal incentivador da ideia, o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, afirmou que o prêmio dá visibilidade aos projetos de comunicação alternativos aos da mídia de mercado. “Estabelecemos, assim, novas relações de comunicação e passamos a entendê-la como direito humano básico”.

Os Pontos de Mídia Livre são uma ação do programa Mais Cultura, que integra a agenda social do governo federal. “O objetivo é apoiar iniciativas de comunicação social participativas e interativas”, reforça a secretária de Articulação Institucional Silvana Meireles, coordenadora do Mais Cultura. 

Rede de comunicação
Célio Turino acrescenta que a proposta do primeiro prêmio é mapear a rede de Pontos de Mídia Livre no país, mas que novas edições ainda estão previstas. Inicialmente, o edital foi lançado para reconhecer 60 iniciativas de midialivrismo e comunicação compartilhada – dez delas na categoria Nacional/Regional e 50 na categoria Estadual/Local. No entanto, pela excelência das propostas, houve a ampliação do número de premiados, que saltou de 60 para 78, o que representou um incremento de R$ 1,1 milhão.

A comissão julgadora, formada por representantes do MinC e profissionais com experiência na área, observou critérios como proposta editorial, qualidade estética, grau de interatividade,tiragem/audiência, repercussão e regularidade das iniciativas de comunicação inscritas. Como as propostas vieram de vários lugares e com diferentes suportes de mídia, a comissão avaliadora verificou se os ganhadores contemplavam todas as regiões brasileiras e distribuiu, de forma equilibrada, prêmios nas áreas de audiovisual, impresso, multimídia, rádio e web.

Papel do Estado brasileiro
Com os Pontos de Mídia Livre, o MinC quis reconhecer e valorizar Pontos de Cultura e/ou organizações não-governamentais sem fins lucrativos que desenvolvem ou apóiam iniciativas de comunicação compartilhada e participativa. O objetivo do prêmio foi apoiar iniciativas de comunicação livre existentes no país – seu alcance, êxitos, problemas e necessidades, bem como as possíveis ações que o Estado brasileiro pode organizar para apoiá-las. Foram premiadas propostas que se iniciaram até 1º de julho de 2008.

Foram consideradas iniciativas de comunicação compartilhada e participativa aquelas que reúnem pelo menos dois membros em sua equipe editorial e que buscam interatividade com o público. Elas podem se desenvolver em qualquer suporte típico das comunicações – texto escrito, som, imagens, vídeos e multimeios – e se utilizar tanto de suportes físicos quanto eletrônicos, tais como televisões e rádios comunitárias, blogs, sites, publicações impressas, agências de notícias, produtoras de audiovisual ou qualquer outro meio que claramente se preste a atividades de comunicação.

Confira o resultado  na categoria Estadual/Local, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 11 de maio. Já a lista dos vencedores na categoria Nacional/Regional foi divulgada no DOU de 13 de maio.

. Categoria Local/Estadual
Categoria Nacional/Regional

A Fundação Roberto Marinho NÃO levou nada.

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Comentário pescado no blog Diário Gaúche:
http://diariogauche.blogspot.com/
Atentem os valores descritos abaixo. Isso, sim, é uma afronta a qualquer um de nós, mortais do Brasil.

A ILHA DA FANTASIA DO JORNAL "O GLOBO" ????

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/21/brasilia-uma-ilha-da-fantasia-imune-crise-754532773.asp

Brasília "uma ilha de fantasia" imune a crise

Os altos salários pagos pelo setor público...reforçam a imagem de que
Brasilia é uma ilha da fantasia, imune à turbulência global...

Agora, compare os salários do artigo acima, do Jornal "O Globo", com os
salários mensais pagos pelas emissoras de televisão aos seus "colaboradores":

TV GLOBO
http://veja.abril.com.br/210508/p_124.shtml
Fausto Silva - Faustão - R$ 4.000.000,00

http://videosespetaculares.com/xuxa-recebe-salario-de-2-milhoes-de-reais-por-mes-e-estreia-novo-programa
Xuxa Meneghel - R$ 2.000.000,00. Patrimonio pessoal estimado em R$ 100
milhões de reais !!!

http://www.terra.com.br/istoegente/359/entrevista/index.htm
Galvão Bueno - R$ 1.000.000,00 (salário em 2006 !!!)

http://www.dosol.com.br/2007/10/24/roberto-carlos-pede-10-milhoes-a-globo/
Roberto Carlos - Salário anual de R$ 3.200.000,00 (direito exclusivo de
imagem e voz)

TV RECORD
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u402429.shtml
Britto Junior e Ana Hickman - Hoje em Dia - R$ 150.000,00 (cada um)

http://noticias.uol.com.br/uolnews/celebridades/ooops/2007/05/28/ult2548u337.jhtm
Tom Cavalcante - Show do Tom - R$ 300.000,00

http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u392916.shtml
Geraldo Luis - Balanço Geral - R$ 70.000,00 !!!

SBT
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u57788.shtml
Carlos Nascimento - Jornal do SBT - R$ 400.000,00

http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020721/sup_ctv_210702_16.htm
(Gugu) - R$ 3.500.000,00 (salário em 2006 !!!)

http://veja.abril.com.br/especiais/estilo_2005/p_064.html
Hebe Camargo - R$ 1.200.000,00

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63386.shtml
Carlos Massa - Ratinho (está fora do ar) - R$ 1.500.000,00

REDE TV
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/ooops/ult340u982.shtml
Marcelo Rezende - Apresentador - R$ 300.000,00 ? (saiu da emissora)

http://veja.abril.com.br/040204/p_108.html
Olga Bongiovanni - Rede TV - R$ 200.000,00 (salário em 2004 !!!)

TV BANDEIRANTES
http://extra.globo.com/lazer/retratosDaVida/default.asp?a=171&periodo=200811
Marcia Goldschmidt - R$ 250.000,00
José Luiz Datena - R$ 250.000,00
Ricardo Boechat - R$ 150.000,00
Adriane Galisteu - R$ 120.000,00
Patrícia Maldonado -R$ 90.000,00
Daniella Cicarelli - R$ 80.000,00

Observe que 20 pessoas, apenas, RECEBEM QUASE 35.000 SALÁRIOS MÍNIMOS
POR MÊS.
Você sabia que os artistas acima ainda recebem, mensalmente, valores
relativos aos comerciais que são
apresentados em seus programas, conhecidos como "merchandisings", o que
pode até DOBRAR os
salários que eles recebem ?

E quando você assiste aos programas onde eles atuam, sabe quem é que
paga o salário deles ?

É você, pois, em qualquer produto que você adquire, está embutido o
valor da publicidade que as empresas
anunciam em televisão.

Para terminar responda-me. O que você tem recebido em troca do alto
salário que tem pago a eles ?

Aonde fica a verdadeira ilha da fantasia?


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Matéria de jornal NÃO vale
“O julgamento não é sobre o que a imprensa interpretou que ocorreu, mas o que efetivamente ocorreu.
Há uma diferença entre fato público e fato publicado”.
 
TSE rejeita ação contra Lula e Dilma por propaganda eleitoral antecipada
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou nesta quinta-feira (14) improcedente a representação movida pelo DEM e pelo PSDB contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por suposta propaganda eleitoral antecipada. Os partidos alegavam que houve propaganda favorável à candidatura de Dilma à Presidência da República durante encontro de prefeitos organizado pelo governo federal em fevereiro, em Brasília.

O relator do processo no TSE, ministro Arnaldo Versiani, argumentou que as provas apresentadas na denúncia são insuficientes para caracterizar a propaganda eleitoral antecipada em favor da ministra. Versiani afirmou que as acusações se basearam principalmente em matérias jornalísticas.

“Os autores da ação se movem por aquela impressão inicial que os jornais divulgaram a respeito de qualquer fato e quando se vai verificar na realidade o que aconteceu, não há essa evidência probatória que no caso dos autos resulte numa espécie de propaganda eleitoral antecipada em favor de qualquer um dos representados”, afirmou.

Versiani rebateu os argumentos apresentados pelo DEM e pelo PSDB de que houve distribuição de material institucional que privilegiasse a possível candidatura de Dilma e de que o presidente teria enaltecido a figura da ministra diante da plateia de prefeitos.

Segundo Versiani, o evento, que reuniu cerca de 5 mil prefeitos, foi comprovadamente suprapartidário, “com participação das mais variadas legendas”. O relator lembrou ainda que o governador de São Paulo, José Serra, filiado ao PSDB – que assina a representação – também promoveu encontro semelhante com prefeitos de seu estado.

Ao acompanhar o voto do relator, o ministro Henrique Neves reiterou a ausência de provas efetivas na representação. “O julgamento não é sobre o que a imprensa interpretou que ocorreu, mas o que efetivamente ocorreu. Há uma diferença entre fato público e fato publicado”.

Em março, a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) havia recomendado a rejeição da representação em parecer enviado ao TSE.

Agência Brasil


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Propaganda: a única meta que Serra cumpre
 
Estatais: publicidade aumenta 630%
 
Contratos de propaganda de Sabesp, Metrô, Dersa e CDHU saltam de R$ 2,3 mi para R$ 17,16 mi por mês
 

Responsáveis por obras e programas considerados vitrines do governo estadual, Sabesp, Metrô, Dersa e CDHU elevaram em cerca de 630% os gastos com publicidade na comparação dos contratos da gestão José Serra (PSDB) com os anteriores, no governo Geraldo Alckmin (2003-2006). Juntos, os atuais negócios com agências de propaganda das quatro grandes estatais somam R$ 17,16 milhões por mês. Antes, eram R$ 2,35 milhões. Os valores não incluem possíveis aditivos contratuais.
 
Anteontem, o JT mostrou que Serra, pré-candidato à Presidência da República em 2010, aumentou neste ano em 38,6% as despesas com publicidade de governo: foram empenhados (reservado para gastos) R$ 147,8 milhões entre janeiro e abril contra R$ 106 milhões em igual período de 2008. O governo, contudo, considera apenas o que já foi pago (liquidado): R$ 45 milhões.
 
Entre as estatais, Sabesp lidera o ranking de despesas com publicidade: R$ 5,83 milhões ao mês. São dois contratos de seis meses no valor de R$ 35 milhões. Em seguida vem o Metrô, com três contratos que somam R$ 4,66 milhões ao mês. Um deles é com a DM&AP, do publicitário Duda Mendonça, um dos 40 réus no processo do mensalão que está no Supremo Tribunal Federal (STF). A agência do marqueteiro é uma das responsáveis pelas peças que divulgam a expansão do metrô.
 
Das quatro estatais, a Dersa é a que teve maior aumento porcentual nos gastos: 2.400%. Passou de R$ 83,3 mil ao mês para R$ 4,16 milhões. A razão dos gastos é o Rodoanel. Para divulgar as obras do trecho sul da rodovia, a empresa fechou, em novembro de 2008, contrato de um ano por R$ 36 milhões com a agência Lua Branca, do filho do publicitário Luiz Gonzales, que já fez campanha de Serra e a que reelegeu o prefeito Gilberto Kassab (DEM).
 
Há ainda um aumento de 143,9% no valor dos contratos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) que somam R$ 2,5 milhões ao mês. Um deles é com a Matisse, do publicitário Paulo de Tarso Santos, que já fez campanhas do presidente Lula em 1989 e 1994.
 
Para o especialista em mídia política Fernando Azevedo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), as peças publicitárias das estatais compõem estratégia política para alavancar a imagem de Serra. “Há um ganho nítido de imagem de forma indireta. O eleitor assimila que o governo está trabalhando”, diz. “E o governo se resume na pessoa do Serra.”
 
Publicidade em xeque
 
Líder do PT na Assembleia Legislativa, o deputado Rui Falcão quer proibir a publicidade do governo fora do Estado em anos de eleições estaduais, como faz a Sabesp. O petista pretende inserir parágrafo na proposta de emenda à Constituição estadual apresentada pela tucana Célia Leão que libera propaganda pelo País a título de promoção do turismo. Hoje, ela só é permitida a empresas que enfrentam concorrência de mercado, como a Sabesp.

FABIO LEITE - AE

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