Os estudantes norte-americanos são menos proficientes na história de seu país do que em qualquer outra matéria, segundo resultados de um teste nacional. A maioria dos alunos da quarta série do ensino médio norte-americano foram incapazes de dizer o porquê Abraham Lincoln foi uma figura importante ao país e outros poucos foram incapazes de identificar a China como sendo uma aliada da Coreia do Norte que lutou contra as tropas americanas durante a Guerra da Coreia.
Os testes foram realizados no ano passado para uma amostra representativa de 7 mil alunos da quarta série, 11.800 alunos da oitava série e 12.400 alunos do último ano do ensino médio. História é uma das oito matérias – as outras são matemática, leitura, ciências, redação, educação cívica, geografia e economia – cobertas pelo programa de avaliação.
Essa falta de preocupação de não querer entender a sua história e a de seu país está diretamente ligada ao oferecimento de política sociais, nesse caso específico, educação. Uma lei federal deu a escolas e professores um incentivo para dedicarem menos tempo a história e outras matérias.
Além do que, muitos programas de formação de professores, também contribuem para o problema ao encorajar professores aspirantes a obterem certificação em estudos de matemática e ciências, em vez de história. Um país que não tem história, não identidade e está condenado a não ter futuro…