Preparando a Parada Mayday - um protesto contra a precariedade que se realiza no dia 1 de Maio - centenas de jovens juntam-se esta sexta-feira à noite, no Ateneu Comercial de Lisboa, numa Festa que inclui concertos, jogos, filmes e outras actividades. "Somos muito +" é o lema do encontro, que promete somar à denúncia política muita animação.
"A exploração está na moda entre patrões e governos, somos cada vez mais aqueles e aquelas que vivem vidas permanentemente precárias. Somos muitos mais do que dizem as estatísticas. Somos mais do que números, somos pessoas. E lutamos para que as nossas vidas não sejam assim para sempre." É este o grito de protesto que subjaz à Festa desta sexta-feira, em Lisboa, a partir das 22h. E com um objectivo claro: "queremos ser muitos e muitas mais, para fazer uma grande parada no 1º de Maio!"
Além de jogos, filmes e construção de materiais diversos para o desfile do dia 1 de Maio, haverá concertos de "As Tucanas", "Pedro e Diana", e ainda a música do DJ Crew Hassan.
"Festejar a recusa da precariedade" é o mote dos promotores da iniciativa para "continuar este percurso de visibilidade e luta" e "descobrir espaços de encontro que nos tornam mais fortes".
Desde a estreia em Milão (2001), o MayDay tem-se multiplicado por todo o mundo. Em 2007, a iniciativa chegou a Lisboa, repetindo-se em 2008. Em 2009, realiza-se pela primeira vez simultaneamente em Lisboa e no Porto. É um desfile contra a precariedade e que junta a revolta dos que são "pisados e descartáveis: do "recibo-verde" ao trabalhador da empresa de trabalho temporário, do estagiário não remunerado ao pensionista, do imigrante ilegal ao endividado perante o banco"
Visita o site do MaydayLisboa2009 e do MaydayPorto2009
,,, |