terça-feira, janeiro 15, 2013

O primeiro navio brasileiro com duas mulheres no comando




Será entregue nesta quinta-feira à Transpetro o quarto navio Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Com 183 metros de comprimento e capacidade para 56 milhões de litros de combustíveis, o navio Rômulo Almeida será usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel.

Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo, segundo a Transpetro. O setor, que chegou a ter menos de 2 mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.

Os três navios anteriores do Promef entraram em operação no prazo de pouco mais de um ano. Os primeiros foram os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o petroleiro suezmax João Cândido, pelo EAS (PE).

O Rômulo Almeida, também do Mauá, será o primeiro navio brasileiro com duas mulheres no comando: a paraense Hildelene Lobato Bahia, que será a comandante do Rômulo Almeida, foi a primeira mulher brasileira a atingir o posto mais alto da hierarquia da Marinha Mercante; a carioca Vanessa Cunha será a sua imediata.