Apesar de Tucuruí ser a maior hidrelétrica inteiramente brasileira, veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Tucuru%C3%AD, os brasileiros da margem esquerda do Rio Amazonas só vão sair definitivamente da escuridão agora. Pergunta se os artistas da Globo querem morar lá...
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LINHÃO TUCURUÍ – MANAUS
Orçado em R$ 3 bilhões, o Linhão vai ligar o Amazonas e o Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O trecho da obra que trará energia a Manaus terá 558 Km e vai transmitir a energia produzida na Hidrelétrica de Tucuruí (PA).
No território paraense, a rede vai cortar os municípios de Altamira, Prainha, Faro, Curuá, Oriximiná, Alenquer, Óbidos e Terra Santa. Em terras do Amazonas passará por São Sebastião do Uatumã, Silves, Rio Preto da Eva, Urucará, Nhamundá, Itacoatiara e Manaus.
O Linhão de Tucuruí faz parte da Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal de mudar a matriz energia do Amazonas para uma fonte de produção mais limpa, reduzindo a dependência das usinas movidas a óleo Diesel. Canteiros da obra já foram montados em Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Silves.
A previsão da Eletrobras Amazonas Energia para a chegada da energia do Linhão de Tucuruí a Manaus é entre o fim de 2012 e o início de 2013. A empresa é responsável pelo recebimento, subtransmissão e distribuição dos 500 KV transportados pelo linhão.
A construção do linhão é realizada pelo consórcio Manaus Transmissora de Energia, formado pela Abengoa, Eletronorte, Fundo de Investimento Brasil Energia e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco.
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Lula inaugura eclusas de Tucuruí e garante navegabilidade no rio Tocantins
A total navegabilidade do rio Tocantins foi restaurada a partir desta terça-feira (30), com a inauguração das eclusas de Turucuí, que permitirão a implantação da Hidrovia Araguaia-Tocantins, ligando o porto de Belém à região do Alto Araguaia, no Estado do Mato Grosso, numa extensão de aproximadamente dois mil quilômetros.
A solenidade de inauguração das eclusas contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente eleita Dilma Rousseff, da governadora Ana Júlia Carepa, de ministros e secretários de Estado, dirigentes de estatais do setor elétrico e outras autoridades. Na ocasião, foi anunciada a contratação de 39 engenheiros formados pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Tucuruí. Eles trabalharão na Usina Hidrelérica (UHE) de Belo Monte.
A obra, datada de 1981 e orçada em R$ 1,66 bilhão, é coordenada pelo Ministério dos Transportes. Além de minério e de carga, em geral, o corredor hidroviário permitirá o deslocamento de pessoas, num Estado onde os rios são meios essenciais de transporte.
Em 2006, a execução do projeto de Transposição de Desnível de Tucuruí, que consiste na construção de duas eclusas, passou à responsabilidade da Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras)/Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), por meio de um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Ministério dos Transportes.
As eclusas de Tucuruí são as maiores do mundo em desnível. Cada uma vencerá cerca de 35 metros de diferença de nível, com um canal de cerca de 5,5 km entre elas. A construção da barragem de Tucuruí deixou um desnível de 75 metros.
Impulso - A plena navegação do rio Tocantins, antes impossibilitada a grandes embarcações pela existência de corredeiras, incrementará a economia do Estado, permitindo o tráfego de comboios com capacidade de carga de até 20 mil toneladas. A exploração, em larga escala, dos recursos minerais e agropecuários das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, ganhará impulso com as eclusas.
De acordo com a assessoria da Eletronorte/Eletrobras, as eclusas permitirão o tráfego de carga até o porto de Vila do Conde, em Barcarena, próximo à capital paraense, local estratégico em relação aos mercados norte-americano, europeu e do extremo oriente.
Fonte: Secom
Abaixo, o vídeo da inauguração
http://www.agenciat1.com.br/4805-lula-inaugura-eclusas-de-tucurui-e-garante-navegabilidade-no-rio-tocantins/
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