quinta-feira, janeiro 14, 2010

LULA NO MARANHÃO


Refinaria do Maranhão processará 600 mil barris/dia

14 de janeiro de 2010 / 16:51

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitará nesta sexta-feira (15/1) as obras da refinaria Premium I, em Bacabeira (MA).  Com capacidade para processar 600 mil barris por dia, a Premium I refinará o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. A unidade  entrará em operação em duas fases – a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário, para receber petróleo e escoar derivados.
A refinaria será uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste. O projeto visa a aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.
Durante coletiva técnica, nesta quinta-feira (14), em São Luis (MA), o gerente de implantação da refinaria, Adalberto Santiago Barbalho, estimou que a movimentação no porto de Itaqui deverá ser de 110 navios por mês com a instalação da refinaria, o dobro da movimentação atual. 
Barbalho explicou ainda a logística do empreendimento.“Nosso objetivo principal é a produção de derivados para exportação. Mais de 60% da produção da refinaria será de diesel de alta qualidade. Em Itaqui, teremos um terminal associado ä refinaria para o recebimento de petróleo e saída de derivados”, disse.
Estima-se que o empreendimento demandará, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda, em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, 26 mil pessoas estarão diretamente envolvidas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.
Por intermédio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp) e de outras iniciativas da Petrobras, será promovida a qualificação da mão de obra necessária à implementação da refinaria, por meio de cursos de capacitação profissional em diversas categorias, nos níveis básico, médio e superior. Somente o Prominp capacitará 22.700 pessoas até 2013.
O Termo de Compromisso para a construção da Refinaria Premium I foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em 14 de outubro de 2009. Antes, em maio de 2009, foi assinado o Protocolo de Entendimentos e, em 10 de julho de 2009, foi publicado o decreto do Governo do Maranhão, declarando de utilidade pública os 20 milhões de m2 do terreno.
...