terça-feira, outubro 20, 2009

Jornalismo de campanha


Míriam Leitão manipula informações mais uma vez para desgastar a Dilma?

Leio, por dever de ofício de "caçador de besteiras na imprensa", no Blog da Míriam o post "Um gráfico vale mais do que mil palavras".

Ele foi elaborado por dois economistas, com informações do SIAFI que pouco têm a ver com a realidade quando o assunto é "investimento", como explicarei mais à frente.

Lá pelas tantas, temos essa jóia:

"Os problemas não se resumem a investir pouco. Os investimentos também são pouco eficientes, o que provoca aumento das despesas de custeio."

***

"Os investimentos são pouco eficientes" é um juízo que precisa ser bem fundamentado, o que não ocorreu no post. É possível fundamentar esse juizo, Dona Míriam?

Começando pelo conceito de "investimentos", depois "eficientes" e finalmente "Os investimentos são pouco eficientes"?

Uma pergunta feita pela minha neta de três anos: existe algum número que seja o certo, o adequado, quando se analisa percentual de investimento em relação ao PIB, num arranjo institucional em que os investimentos da União, a cada ano, desde o governo Collor, são descentralizados para Estados, Municípios e iniciativa privada?

Outro ponto, como o gráfico se refere a percentual de investimento em relação ao PIB, os leitores do FBI querem saber como é que o economista conseguiu esse valor de agosto se a última informação de PIB é do período abril-junho?

Finalmente, todo mundo sabe (ou deveria saber) que as despesas orçamentárias do exercício apresentam um gigantesco "gap" entre investimento e custeio porque o primeiro utiliza Restos a Pagar do exercício anterior e o segundo não. Além disso, o ritmo de execução orçamentária nos três últimos meses do ano para investimentos é muito mais acelerado do que o ritmo das despesas de custeio.

Então, essa informação, ainda que deformada por não considerar os Restos a Pagar, será bem diferente quando for apresentada, em 2010, incluindo os Restos a Pagar que ocorrerão no período janeiro a março.

O economista José Roberto Afonso sabe disso. Mas qual a graça de informar corretamente?

À Míriam, que também sabe disso tudo, só interessa a informação manipulada. Dizem minhas fontes sigilosas que até remédio ela prefere os das farmácias de manipulação.

Faltou a Míriam informar que a Nota Técnica do economista José Roberto, que originou o post, foi elaborada para o Senador Tasso Jereissati, como mencionado no site do autor.

Que, a essa altura, já deve ter falado essas besteiras hoje, no Senado, ou o fará amanhã, e será repercutido pelas Organizações Serra, durante a semana.

Na verdade, em vez de "Um gráfico vale mais do que mil palavras" o título do post deveria ser "Esse gráfico não vale nada".

...

Postado por Augusto da Fonseca no FBI - Festival de Besteiras na Imprensa

///