09:43 - Grupo da CUT vai distribuir 360 mil revistas pró-Lula
Rogério Pagnan
Folha On-line
1/6/2006
Um grupo de sindicatos ligados à CUT começa a distribuir amanhã 360 mil exemplares da "Revista do Brasil" que traz como destaque da sua primeira edição o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sua resistência à crise do mensalão.
A manchete da publicação, "O Segredo de Lula", compõe a foto de Lula todo sorridente. "Um ano de bombardeios, na mídia e no Congresso, não abalou a liderança do presidente. De onde vem essa resistência?"
O material será distribuído, segundo os sindicatos, em pelo menos quatro Estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) e mais o Distrito Federal, que representam juntos 49,5% do eleitorado do país.
O público alvo da revista serão, em princípio, os trabalhadores sindicalizados, que receberão o material em casa gratuitamente. A previsão dos sindicatos é, entretanto, "a curto prazo", ampliar a publicação de mensal para semanal e passar a vendê-la em banca. O preço de capa será de R$ 4,50.
CUT
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que as publicações feitas por sindicatos não podem conter mensagens com viés eleitoral, como ocorreu com o jornal da CUT (Central Única dos Trabalhadores), mas cada material precisa ser analisado isoladamente.
O exemplo dado pelo tribunal ocorreu em abril deste ano quando o ministro Marcelo Ribeiro determinou o recolhimento do 1,5 milhão de exemplares do jornal que trazia um balanço do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo e comparações dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso. A medida foi, porém, ineficaz porque a distribuição já havia ocorrido.
A CUT faz parte do grupo de entidades que já manifestou publicamente apoio à reeleição de Lula. Ontem, representantes da central e de outros movimentos sociais participaram de uma manifestação em frente ao Palácio dos Bandeirantes reclamando de falta de investimentos nas áreas sociais.
Os grupos também anunciaram para este mês um grande movimento pró-Lula.No governo petista, a central recebeu repasses de cerca de R$ 30 milhões. Na comemoração do Primeiro de Maio deste ano, ela recebeu em patrocínios da Petrobras e da Caixa Econômica Federal R$ 800 mil.
Apolítica
Os sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo, que fazem parte do grupo responsável pela publicação, informaram que todos os detalhes da revista --como seu custo de produção-- serão fornecidos à imprensa somente no próximo dia 12, quando ocorrerá o lançamento oficial.
Os sindicatos refutaram, porém, qualquer viés político.
A revista é colocada com uma opção às publicações "da grande imprensa". A explicação do surgimento da revista é uma pesquisa da BBC de Londres. "Pesquisa recente revelou que parcela significativa da opinião pública sente-se insatisfeita com o que encontra nos meios de comunicação", diz trecho de nota dos bancários.
Outra justificativa é que boa parte da população não tem acesso à mídia impressa.