segunda-feira, maio 14, 2018

O CORONEL POÇA D’ÀGUA QUE QUERIA SER UM OCEANO



O CORONEL POÇA D’ÀGUA QUE QUERIA SER UM OCEANO
O dever da esquerda hoje é separar o joio do trigo, os aliados verdadeiros dos aliados estratégicos, os amigos da classe trabalhadora dos seus inimigos, sejam eles históricos ou aqueles que se revelam nos dias de hoje.
Ciro Gomes é o personagem político que revelou a sua essência de forma surpreendentemente rápida... Mas isso não é novidade... É apenas a confirmação de sua personalidade destemperada e desequilibrada que o faz agir de forma precipitada, como sempre faz...
O coronel que reivindica ter tornado o Ceará na Suíça brasileira finalmente se lançou de vez em sua “operação abutre” em busca dos votos de um suposto moribundo PT e um já falecido Lula. Seus cabos eleitorais - sempre atentos e muito bem pagos - estão de prontidão para berrar: “Se o PT não apoiar Ciro, vai dar Bolsonaro ou Alckmin!”
A arrogância de Ciro não tem dimensões... É um homem já de cabelos brancos e vivido... deveria saber qual é o seu verdadeiro tamanho. Mas se ele não sabe, cabe a nós da esquerda mostrarmos com quem ele está lidando quando fala que o PT deveria abandonar Lula nas masmorras de Curitiba e se submeter a sua candidatura.
Vamos começar pelo que temos de concreto e estabelecermos uma linha comparativa:
O PT tem 20% da preferência do eleitorado, o PDT tem 1%; O PT tem 60 deputados federais, o PDT tem 20; o PT possui governos de Estado que representam 28% do eleitorado brasileiro, o PDT tem 1,8% ; o fundo partidário do PT é 300% maior do que o do PDT.
Vejamos um pouco sobre gestão...
O PT governou o Brasil por 13 anos, Ciro nunca passou de um governador de Estado. O governo do PT retirou 40 milhões de brasileiros da miséria e fez o país se tornar a sexta economia mundial, ameaçando as grandes potências internacionais. O PDT nunca governou o Brasil e não compôs a base das reformas sociais do Brasil.
Vejamos um pouco sobre representatividade social...
O PT está à frente diretamente de mais de 4 mil sindicatos em todo o país e em todas as suas grandes cidades; o PDT não está à frente de nenhum. O PT está à frente dos maiores movimentos sociais da América Latina e um dos maiores do Mundo, o MST; o PDT não tem nenhuma relação orgânica com nenhum movimento social.
Vejamos um pouco sobre a biografia de Ciro e das principais lideranças do PT...
Enquanto Ciro era filiado ao ARENA, partido que apoiava a Ditadura Militar, as lideranças do PT estavam na luta armada ou na construção de um novo sindicalismo e um novo partido de massas do campo da esquerda.
Enquanto Ciro militava no PMDB e no PSDB e era o lambe botas de suas atuais lideranças, as lideranças do PT lutavam nas ruas contra esses governos reacionários, obtendo heróicas vitórias em grandes cidades.
Vamos aos anos 90...
Enquanto Ciro Gomes era um dos cabeças do lado mais perverso do Plano Real e caminhava de mãos dadas com os bandidos que privatizaram nossas principais riquezas, as lideranças do PT lutavam contra as reformas neoliberais tentando reunir todas as forças progressistas.
Estavam ao lado do povo em seus momentos mais críticos... alguns foram assassinados, como Chico Mendes e outros foram massacrados, como as vítimas de Carajás.
E nos dias atuais...
Ciro foi ministro de Lula e já quis se tornar no autor da geração de empregos de seu governo... Virou um usurpador e começou a tentar encontrar um partido para seu projeto autocrático de poder. Mudou de partidos como se muda de cuecas...
Em 2010 deu explícito apoio a Aécio Neves como pré-candidato do PSDB e quando o golpe chegou, quis se valer de uma conjuntura em que apostou todas as suas fichas em um cenário onde Lula e o PT seriam destruídos pelas forças do capital. Queria ocupar esse “espaço vazio”... Errou de maneira grosseira...
Ciro Gomes se esqueceu que ele mesmo construiu para si próprio sua própria dimensão, ao longo de sua própria história. Ele é uma poça d’àgua, rasa e reacionária, que sonha ser um oceano. Como tem espírito de coronelzinho, gostaria que o mundo desaguasse nele... Mas não percebe que é o oposto que ocorre - caso a poça tenha sorte. No geral a poça acaba por secar com o tempo.
Por isso tudo aqui exposto, resta admirar como pode alguém imaginar que um cenário de apoio do PT ao Ciro poderia ser possível. Não apenas pelo seu tamanho, mas pelo que ele é de fato.
Seus asseclas quando escutam essas verdades partem para o ataque: acusam os petistas de serem fanáticos, de terem um plano de poder, que não pensam no país, que não querem largar o osso, etc... Enfim, falam exatamente como a direita, porque - na verdade - é isso que são.
E Ciro Gomes tem a ilusão de que nós - que somos da esquerda - não sabemos o que ele realmente pensa sobre tudo o que vivemos atualmente.
Todos nós sabemos que ele acha que na verdade Lula é um arrogante e que está colhendo o que plantou, que merece o castigo de sua prisão; todos nós sabemos que ele, machista que é, odeia a Dilma como mulher e como expoente da política nacional, chamando sempre a sua gestão econômica de “burra e irresponsável”, como a rede Globo faz cotidianamente.
Todos nós sabemos que ele despreza o PT e todas as suas lideranças pois ele nunca se desenraizou dos ideais de Roberto Campos que acreditava que o “povo é uma massa ignóbil e incapaz de desenvolver o país, cabendo aos técnicos e intelectuais as transformações estruturais, por cima”.
Por isso, despreza os movimentos sociais e os sindicatos; por isso, nunca “sujou os pés no barro” para além das épocas de campanha eleitoral. Por isso, despreza a democracia e foi apoiador do regime militar.
Ciro é a expressão política mais perversa na atualidade e que hoje quer se passar por tudo: de esquerda à direita; de única salvação do Brasil contra o golpismo, como o “homem certo” para atender as necessidades do mercado, como classificou o jornal Valor Econômico.
Seu programa de governo e suas entrevistas são falaciosas e passa a impressão de querer imitar os mesmos ditames e passos de FHC, que encantou parte da esquerda que acreditava, em 1994, que estávamos entre a centro-esquerda (FHC) e a esquerda (Lula).
Só que Ciro é um FHC mais inculto e deselegante e sobretudo mais falso e falastrão.
Combater e desmascarar Ciro como uma ferramenta reacionária e parasitária no interior da esquerda é o dever que deve estar em nossa agenda hoje. E façamos um bom e efetivo trabalho sobre isso.
Em breve teremos uma definição da condição efetiva de Lula. Caso não tivermos Lula livre, lutaremos com nossas lideranças e massacraremos nas urnas a direita brasileira, que não tem nem mesmo a coragem de lançar um só candidato para se opor à nossa gana de lutar e vencer em nome do povo brasileiro e da soberania de nossa nação.
Temos que desinfectar o campo progressista agora para que nossa força se torne suficientemente coesa para enfrentar as grandes ameaças que estão por vir e que se avolumam nos bastidores da direita, quais sejam, um golpe militar e o cancelamento das eleições gerais de outubro.
Que a poça seque rapidamente, pois as águas do oceano se agitam como nunca antes se viu em nossa História.