sábado, outubro 29, 2005

Mídia x Lula


----- Original Message -----
Sent: Saturday, October 29, 2005 2:54 PM
Subject: Mídia x Lula


A estratégia da mídia para o próximo ano será pesada. O site UOL tem três blogueiros à disposição, pondo manchetes no site como se fossem informação, quando na verdade trata-se de opinião (e totalmente desfavoráveis a Lula e ao PT). São eles Fernando Rodrigues, Josias de Souza e Marcelo Tas. Veja que vc não vê manchetes do blog do Marcelo com frequência, mas em época de eleição ele está com manchetes diariamente (foi assim na eleição da Marta - ele é tucano declarado).
E no próximo ano, em junho, começa a nova novela das 21 horas, de autoria da Manoel Carlos cuja protagonista será Regina Duarte, a tucana-mor que já conseguiu favores aqui em São Paulo de José Serra. Vc imagine o que nos espera!!!
Abraço:

Julio Cesar

----- Original Message -----
From: Adauto Melo
Sent: Saturday, October 29, 2005 6:12 PM
Subject: Fw: Mídia x Lula


Ano que vem vai ser um delírio. Terra em transe...

----- Original Message -----
From: Caia Fittipaldi
To: Adauto Melo
Sent: Saturday, October 29, 2005 7:15 PM
Subject: Re: Mídia x Lula


Adauto,
o companheiro Julio Cesar tem TODA a razão.

Quando eu digo que os tucanos são mestres em fazer ESSE tipo de propaganda eleitoral (que não há legislação que controle), nunca falta alguém que me diz que eu tô é doida. Ou, então, que eu, que sou comunista, tenho mania de perseguição. Dado que eu sou comunista, mesmo, eu nem ligo prô que digam [risos] e continuo.

Eu não tenho dúvida alguma de que TUDO isso que o JC lembra tão bem, são, sim, movimentos de campanha eleitoral.
E campanha eleitoral que, aliás, já está na rua, perfeitamente ativada, desde o início do governo Lula. E desde antes, se se examina bem.

Por exemplo: Serra manteve coluna assinada na FSP, todas às 2ªs feiras, na p.2, até o dia em que foi formalmente indicado candidato à prefeitura de SP. Até os pombos da pracinha sabiam que o candidato seria ele e, além do mais, não fazia diferença alguma se fosse ou não fosse ele: sempre seria um tucano, contra Lula. Eu escrevia todos os dias, para a redação e para o ombudsman, dizendo que o Ministério Público tinha de tomar alguma medida, porque tava na cara que aquele colunismo já era um movimento de campanha eleitoral antecipada e ilegal.

A verdade é que não há lei que regule o colunismo de jornal. A lei da propaganda eleitoral só fala de propaganda com retratinho de candidato, bandeira, boca-de-urna, essas coisas; e regula o tempo de TV para candidatos e partidos e regula outras bobagens, com especial atenção aos gastos de campanha; claro: o mundo da mídia não é o mundo da construção da democracia pela mídia; o mundo da mídia é o mundo da empresa comercial, tão comercial como qq outra.

À Lei brasileira, o que interessa é que o Estadão não sonegue demais; que a FSP não açoite os focas. A verdade é que NADA e NINGUÉM controla o que os jornais e revistas publiquem. E eles publicam o que bem entendam, como bem entendam. Algum cidadão que se sinta ofendido, que processe o jornal... OK, mas... quem é, exatamente, o ofendido, pelo que escreve o Clóvis Rossi?! A Eliane Cantanhede?! Quem é o ofendido pelas manchetes de Veja?!

Assim é, que a tal de "liberdade de imprensa" acaba por servir, mesmo, muito mais a uns, os de sempre -- e nunca a TODOS.

No que nos interessa -- da propaganda antecipada da tucanaria, e há MUITO tempo -- lembro que a FSP manteve a coluna de Serra, até que, no dia da indicação oficial do nome dele, como candidato à Prefeitura, a FSP publicou uma notinha dizendo que Serra não mais assinaria aquela coluna, pq seria 'praxe' do jornal não manter candidatos, como colunistas.

Claro que, em seguida, começou o negócio dos "artigos" de FHC, publicados em 72 jornais, no Brasil (eu, pelo menos, parei de contar, qdo. cheguei aos 72; talvez sejam mais), no primeiro domingo do mês. (Domingo próximo, não amanhã, o outro, aliás, é dia! É só conferir. Com esse 'artigo', FHC pauta toda a mídia de jornalão, para o mês seguinte.)

Ao mesmo tempo, TAMBÉM são movimentos de campanha eleitoral pelos jornalões brasileiros -- e sempre foram, desde o primeiro dia de governo Lula --, por exemplo, as seguintes 'operações' que, de um tempo pra cá, passaram a ser marca registrada do 'jornalismo' que se faz no Brasil-2002-5:

-- infindáveis entrevistas com 'especialistas' (sociólogos, antropólogos, filósofos e MUITOS economistas, todos graduados e pós-graduados), sobre TUDO. Assim, apresentados como se fossem discursos de especialistas, TODOS esses discursos sempre 'ensinam'... o que melhor se encaixe no processo de achincalhar o governo Lula e 'promover' os bons tempos do Marquês da Tucanaria. TUDO, nesse caso, sempre tem uma 'aura' de informação técnica, qualificada, com pesquisas, números, infográficos;

-- as e os tão insuportáveis quanto inumeráveis "cientistas sociais" erigidas/os em comentaristas de Internet, de rádio e de TV. A mais macabra dessas personagens é, claro, a Lúcia Hippólito, que nem jornalista é mas lá está... TODOS OS DIAS... no UOL News, na CBN, no programa do Jô e coisa e tal. No lado dos rapazes, lembro, agora, do Prof. Bolivar Lamounier, mas há inúmeros outros, do Mendoncinha ("Primeira Leitura") aos carinhas do e-agora, passando pelo Mallan, Celso Lafer e outros, muitos.

É verdade que não se pode trabalhar com a idéia de que TODA a mídia se presta ativamente a esse papel de propagandista de tucano. Claro que há os que são pagos pra fazer o que fazem. Mas tb é verdade que, em muitos casos, os mesmos jornalistas fariam tudo de graça (se fizessem alguma coisa de graça) e fariam exatamente o mesmo.

Os blogs 'de jornalistas' são a última moda. Noblat é pefelista confesso, e acaba de mudar-se, do IG para o Portal do Estadão. Ele reúne no seu blog uma fauna que chega a assustar, pq muitos blogueiros do Noblat são declaradamente fascistas. FR (que está começando) é um pouco mais sóbrio, mas, sobretudo, é MUITO MENOS ATIVO que o Noblat (que trabalha 24h no blog).

Mas o mais impressionante desses blogs é ler o que os 'blogueiros' escrevem. É uma fauna impressionantemente analfabetizada para o mundo político; muitos são militantes fascistas. Do lado bom, vale lembrar que são poucos os que escrevem, sempre os mesmos, em cada blog. E do lado MUITO BOM, desses blogs, é que neles, afinal, a gente pode CONHECER os blogueiros.

Há um trabalho MUITO IMPORTANTE a ser feito DENTRO DESSES BLOGS, uma espécie de guerrilha, lá mesmo, aproveitando a estrutura que o blog tem de oferecer [esse assunto, aliás, merece conversa à parte, importante e indispensável], e construindo discussões, lá dentro, com aqueles públicos já reunidos -- e que podem ser centenas de milhares de anônimos calados, que não escrevem mas LÊEM.

E por aí vamos! Lula é muitos!
8-) Caia
______________________________________________________

Comentando o texto da Caia...

A capilaridade da propaganda deles é impressionante, vou contar um caso que aconteceu comigo em agosto lá no Pará. Estava numa balsa no meio do Rio Guamá e ouvia uma rádio do Jader Barbalho (PMDB), o apresentador entrevistava o prefeito de Viseu (PMDB), uma cidade que fica na fronteira com o Maranhão. Pau direto e reto no governo Lula e no PT, tudo que é tipo de desqualificação: álcool, parentes, origem, ... enfim, todo esse cardápio do buteco da mídia tucana. Aí, depois de malhar LULA e o PT até cansar, o apresentador muda de assunto e diz para o prefeito: chega de falar em coisas que não estão dando certo e vamos falar na sua administração, diga para os ouvintes algumas das suas realizações.
O prefeito cita 3:

1. inauguração da agência do Banco do Brasil e crédito para os pequenos produtores rurais do município,

2. inauguração do posto da previdência social no município facilitando o acesso da população que antes tinha que recorrer aos postos da previdência em outros municípios,

3. eletrificação rural dentro do programa Luz para Todos.

É mole???

AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.